Um pouco de Voltaire e a Bíblia

Extra sobre a pena de morte nos dias hodiernos:


Eliezer Abensur
"Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de testemunhas, será morto; mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém, para que morra." (Números 35:30)


Ariel Haddad

e vc vai sair matando né? Oh Domingos Emiliano quando vc achar a Mula compra duas....

opa... Não. ...

compra uma só. . eu já achei a minha aqui. ... kkkkkk


Domingos Emiliano
Eliezer. Se você lê o texto dos animais de forma não literal porque não lê de outras formas outros textos ??


Eliezer Abensur
NÚMEROS 15
27 E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano.
28 E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante o SENHOR, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado.
29 Para o natural dos filhos de Israel, e para o estrangeiro que no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que pecar por ignorância.
30 Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao SENHOR; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo.
31 Pois desprezou a palavra do SENHOR, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniqüidade será sobre ela.
32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
35 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.


Eliezer Abensur
E aí? Finalmente chegamos ao caso de Telofhad.


Domingos Emiliano
Ariel.. minha mula vai ser turbinada, vou comprar macho e fêmea para reprodução.. pelo visto vou precisão de um batalhão de anjos.. Rsrsrsrsrsrs


Ariel Haddad
Rodrigo se mula tem anjo guardião, então o messias é o Goku! ele morreu e ressuscitou 7 vezes! kkkkk

Acho até que sei quem matou ele tantas vezes. ..afinal ele é goy. kkkk


Eliezer Abensur
Bom Domingos Emiliano, o que você faz na sinagoga então? Que eu me lembre os reformistas são bem místicos.


Eliezer Abensur
A opinião do Talmud é que o Messias é um homem, demais opiniões não estão fundamentadas na Torá.


Rodrigo Netto
O goku ressuscitou mais vezes que o Jesus isto não tem como negar. O Superman foi umas 4 vezes se não me engano


Eliezer Abensur
Pois é Jesus foi batido por Superman e Goku


Domingos Emiliano
Estamos conversando.. não disse nada sobre minha religiosidade. Depois que descobri que tenho mls de sangue "especial" em minha veia passei a me aproximar mais. Mas não posso aceitar nada que saia da realidade e do bom senso.


Eliezer Abensur
Meu caro, não é uma questão de "sangue especial" mas sim no que você acredita.


Eliezer Abensur
Você não é da CIP?


Domingos Emiliano
Se ser judeu é ser uma pessoa com pensamentos sem lógica e sem bom senso, me perdoe mas não posso. Ainda acredito que há judeus centrados e de bom senso.


Domingos Emiliano
Claro que não.. !? Se eu citar um link vc já me associa?!


Eliezer Abensur
Há sim, tudo que eu expus aqui tem lógica e bom senso


Eliezer Abensur
Observe que há vários mandamentos cuja transgressão implica numa sentença de morte, e Shabat é um desses.


Eliezer Abensur
No entanto, não estamos mais capacitados a executar sentença de morte, para isso tem de ser dos grandes da geração.


Domingos Emiliano
Se vc acha que tem bom senso e lógica matar uma pessoa por causa de um trabalho em um dia especial.. ou pq a pessoa não tem sangue "especial" .. ou por qualquer outro motivo.. isso só prova que vc não questiona aquilo que pensa.



A Eliezer Abensur
 responde 
Domingos Emiliano

Não há grandes em executar pessoas, repito.. são almas doentes e pequenas que seriam capazes de fazer isso.


Não é uma pessoa qualquer, é um judeu, que tem a missão de ser o sacerdote entre as nações.



  • Domingos Emiliano Eliezer. Você precisa parar e observar o que está dizendo.. judeus matando judeus.. Isso é fanatismo Puro.. é doença mental, lavagem cerebral.. a pessoa fica impossibilitada de pensar e questionar e dizer não a tudo isso. Perde a razão, perde o bom senso.

  • Eliezer Abensur Espero ter sido útil

  • Domingos Emiliano Gostaria de ajuda-lo a analisar as coisas para ver se a sua mente consegue observar a seriedade das suas afirmações. Mas parece que é trabalho em vão.

  • Eliezer Abensur Não meu caro, é apenas o que é mandado fazer, mas não temos mais Sanhedrin. Uma pena de morte na prática é muito difícil de fazer.




  • Eliezer Abensur Não meu caro, é apenas o que é mandado fazer, mas não temos mais Sanhedrin. Uma pena de morte na prática é muito difícil de fazer.

  • Eliezer Abensur Consta em Sanhedrin que era apenas de 70 em 70 anos que era possível sair uma sentença de morte.

  • Eliezer Abensur Então na prática é difícil e apenas os grandes da geração podiam fazê-lo, apenas os membros do Sanhedrin, coisa que eu nunca seria.

  • Domingos Emiliano ..isso não diminuí a seriedade da questão, as afirmações são muito sérias e demostram incapacidade de análise e questionamento em algo tão simples de se ver.

  • Eliezer Abensur Claro que não é, o Talmud tem um tratado inteiro sobre isso Sanhedrin.




Um pouco de Voltaire. Voltaire começa questionando se existiu mesmo um Moisés. O que se fala de sua vida seria tão fantástico como o encantador Merlin. Voltaire busca também a origem muito suspeita das histórias de Moisés, como ser salvo das águas num cesto, que poderiam ser cópias de contos muito semelhantes na Arábia. O resto todo de sua história seria igualmente absurda e bárbara, com dados fantásticos e impossíveis, exageros grosseiros etc. “Que lamentável fazer Deus descer em meio a raios e trovões, sobre uma pequena montanha calva, para ensinar que não se deve ser ladrão!”. Os judeus, de forma geral, não são poupados: “Como eles mesmos reconhecem, são um povo de ladrões que carregam para um deserto tudo o que roubaram dos egípcios”.

A vida do “bom” rei Davi é um exemplo do que Voltaire tem em mente. Tomou o trono de Isbaal, filho de Saul, mandou assassinar Meribaal, filho do seu protetor Jônatas, entregou aos gabaonitas dois filhos de Saul e cinco de seus netos para que fossem enforcados, assassinou Urias para encobrir seu adultério com Betsabéia. “A seqüência da história judaica não é mais que uma trama de crimes consagrados”, ele diz. Salomão, o sábio, começa por degolar o seu irmão Adonias. Fora isto, teria setecentas mulheres e mais trezentas concubinas. Tais seriam os costumes do mais sábio dos judeus, ou como lembra Voltaire, ao menos os costumes que lhe atribuem com respeito rabinos e teólogos cristãos.

Para Voltaire, o primeiro profeta foi o primeiro embusteiro que encontrou um imbecil. O Alcorão conta, segundo ele, duzentos e vinte e quatro mil profetas. As histórias dos vários “profetas” são estapafúrdias, uma mais extravagante que a outra. E várias contidas na Bíblia, como as histórias de Isaías que andava nu em pêlo no meio de Jerusalém, ou Jonas que teria passado três dias no ventre de uma baleia. Surgir alguém que transforme água em vinho no meio disto tudo parece algo bem compreensível, portanto.

Voltaire também menciona os “milagres” atribuídos a Jesus. Num deles, Jesus manda os demónios para o corpo de dois mil porcos, numa região onde não havia porcos! Voltaire vai mostrando como o hagiógrafo inventava esta fantasia e entrega a própria falácia da coisa (a não ser que se faça uma reinterpretação dessa realidade: O Outro Evangelho Segundo Jesus Cristo, Editora Campo das Letras 2005 » http://www.wook.pt/product/searchidautores/autor_id/14271/items_per_page/50/page/1/sortField//sortOrder//facetcode/temas/restricts/8066/fsel/8066/tipo/0/m/00).

A ciência, a política, a economia, a própria moral, não vão buscar a sua legitimação à religião, pois devem reger-se pelas suas próprias leis. Sendo tudo milagre - o que existe podia pura e simplesmente não existir -, não há milagres no sentido da suspensão das leis que regem a natureza. De facto, os milagres supõem o que não é pensável: um deus "intervencionista", que está fora do mundo e que, de vez em quando e de forma arbitrária, vem dentro. Ora, Deus ao mesmo tempo que é infinitamente transcendente ao mundo é infinitamente presente e activo no mundo, e é, enquanto Anti-mal, sempre Força infinita criadora e potenciadora das possibilidades das criaturas.

Mensagens populares