Leis de Noach - As Sete Leis Universais



https://www.facebook.com/shaulbensiyon

Entendam uma coisa: Os sábios de Israel, nos tempos talmúdicos, eram exegetas e (na melhor das hipóteses) juízes. Não eram profetas.

Existe alguma garantia de que quem cumpra as sete leis noaicas tenha parte no mundo vindouro? Não. Qualquer pessoa que afirme que pode garantir isso ou é ignorante ou está mentindo deliberadamente.

Por que? Porque não há revelação profética sobre isso, nem o Sinédrio tinha autoridade para legislar sobre o destino das pessoas. E já nem existia mais Sinédrio nos tempos talmúdicos.

Entenda o que era o Sinédrio: Um grupo de juízes que legislava sobre a aplicação prática da Torá no cotidiano de Israel. O Sinédrio não pode falar pelos céus, ou pelo destino das almas nem do povo judeu.

Se um sábio talmúdico diz: "Isso assegura o mundo vindouro!" é, na melhor das hipóteses, uma boa opinião exegética. Mas lembre-se que até nisso os sábios divergiam entre eles. Então, mesmo na literatura judaica antiga, a coisa tem efeito de OPINIÃO, não de REVELAÇÃO.

Infelizmente, como a maioria das pessoas (rabinos inclusive) não entende nada de Judaísmo antigo, inventam mil e uma loucuras sem qualquer autoridade profética.

E o que sabemos, em termos proféticos? O que está no Tanakh.

Quer ter parte no mundo vindouro? Seja reto e íntegro e adote os preceitos de caráter que foram revelados pelos profetas.

Não precisa praticar aquilo que a Torá traz de elementos culturais - ritualística, costumes nacionais do povo de Israel, etc. - mas a essência, tal como caráter, retidão, etc. é fundamental.

P.S.: Hoje estou chato.

Mensagens populares