MAZAL - A VIDA COMPLEXA







  • Crescemos a cada instante vivido, mesmo sem termos a noção que o Caminho se faz, independente da nossa vontade.
    O que direciona este Caminho, são as escolhas que fazemos no decorrer da vida.
    Deixar o acaso fazer estas escolhas, é jogar dados com o destino.
    E acreditar que na vida somos meros coadjuvantes.
    Magamagaly

    Apresentação de sentimentos, vivências, palavras e imagens.




  • ‎"Meu coração é cheio de reticências. Mas quando a cabeça esquece, é ponto final!"






    • Gostas disto.

  • ‎"Curve-se diante da beleza da vida.
    Respeite-a.
    Ame-a
    Cale a voz negativa.
    Renda sua homenagem ao criador de tudo.
    Ele merece"






  • Padre Fábio de Melo: A vida requer cuidado. Os amores também....
    A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só, elas não sabem viver sozinhas...
    Quem quizer levar a rosa para a sua vida, terá de saber que com elas vão inúmeros espinhos. Não se preocupem, chaverim, a beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos...


  • Para U. Eco, apesar de tudo, a pior desgraça da sua carreira não aconteceu a 7 de Março de 1274, quando morre, aos quarenta e nove anos, a caminho do Concílio de Lion. A desgraça também não lhe veio, três anos depois da morte, quando o arcebispo de Paris, Estêvão Tempier, publicou uma lista de proposições heréticas (duzentas e dezanove) que compreendem a maior parte das teses dos averroístas, vinte das quais, claramente atribuíveis ao angélico doutor, dos senhores de Aquino. Desses actos repressivos, a história faz rapidamente justiça e, mesmo morto, Tomás vencerá a batalha. A desgraça que o arruinou aconteceu em 1323, dois anos depois da morte de Dante – e talvez também um pouco por sua culpa –, isto é, quando o Papa João XXII decidiu canonizá-lo, fazer dele «São Tomás de Aquino». São situações ingratas. É como receber o Prémio Nobel, entrar na Academia de França, ganhar o Óscar. Passa-se a ser como a Gioconda: um clichê. É o momento em que «um grande incendiário é nomeado bombeiro».

    Termina o seu Elogio paradoxal com a pergunta: «Que faria Tomás de Aquino, se vivesse hoje?».

    Confrontar-se-ia, certamente, com as grandes questões, autores e teorias do nosso tempo. Mudaria o seu método argumentativo, tornando-o menos harmonioso e conciliador. Dar-se-ia conta de que não podia elaborar um sistema definitivo, perfeito como uma obra de arquitectura, mas uma espécie de sistema móvel, uma Suma de folhas substituíveis. Na sua enciclopédia das ciências, seria acentuado o sentido da historicidade e do provisório. U. Eco não sabe o que, depois, lhe iria acontecer, mas afirma: «Sei, de certeza, que participaria nas suas comemorações, apenas, para recordar que não se trata de decidir como usar ainda aquilo que ele pensou, mas de pensar outra coisa. Ou, no máximo, de aprender com ele como se faz para pensar com limpeza, como homem do seu tempo. Depois disto, não queria estar na sua pele» (1).


  • O primeiro passo em busca desta essência, consiste em descobrir as coisas e os desejos que mandam em nós e impedem a realização dos nossos sonhos mais profundos.


    • Gostas disto.

      • Luís Magalhães A este respeito, o Evangelho de S. Marcos conta uma história exemplar (10, 17-30). Um homem corre para Jesus com o intuito de ficar a saber como é que se ganha, não só a vida que a riqueza consegue neste mundo, mas a vida eterna. Era de certeza um homem de negócios bem sucedido e cumpridor da ética dos Mandamentos. Jesus sentiu simpatia por aquele esforçado negociante da vida e propôs-lhe um salto inesperado: «Vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me. Ele, porém, saiu triste com esta proposta, pois era muito rico» e não tinha alma para uma Fundação!
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Os próprios discípulos ficaram escandalizados com o desplante de Jesus. A ideologia dominante era a teologia do sucesso: a riqueza é não só um desejo de todos, mas uma bênção divina e a pobreza uma maldição. Outra, porém, era a ideia do novo Rabi: «Como será difícil para os que têm riqueza entrar no Reino de Deus!»

        Os discípulos ficaram espantados e Jesus, em vez de atenuar esta observação, insistiu: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo – corda grossa para segurar os barcos – entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico salvar-se».

        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães O Evangelho de S. Lucas recolheu muitas outras declarações de Jesus que mostram a oposição entre a obsessão pela riqueza e a busca do Reino de Deus: não se pode servir a Deus e ao Dinheiro. E sublinha que essas declarações eram tão estranhas que faziam rir os fariseus, amigos do dinheiro (Lc 16, 13-15). Não tiremos daí conclusões precipitadas. As narrativas do Novo Testamento são tecidos de muitas cores e feitios.
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Ao contrário de João Baptista, Jesus não era um austero. Gostava da vida e das coisas boas da vida. Não se gloriava disso, porque a questão não estava aí: «Veio João Baptista que não come pão e não bebe vinho e dizeis: tem demónio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizeis: eis aí um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a Sabedoria é justificada por todos os seus filhos» (Lc 7, 33-35). Que sabedoria era essa?
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães O capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus, com as parábolas acerca das jovens loucas e das prudentes, dos talentos e do julgamento da história humana, mostra bem as exigências rigorosas da economia e a sua finalidade. Ele não era um inimigo do desenvolvimento. O seu problema era outro: a quem aproveita o desenvolvimento? Como ficam os que não têm unhas nem viola? Como é possível deixar uns afundados no luxo e outros na miséria? Uns à mesa e outros à porta? (Lc 16, 19-31). O que Ele denunciava era o abismo entre esses mundos. Ainda hoje, a queixa é a mesma. Até em Portugal.

        Mas este abismo não nasce do desejo de ser, mas do desejo de ter: «onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração». A questão não está na riqueza, mas em deixar-se possuir pela lógica da riqueza: quanto mais tem, mais quer. A sabedoria que Jesus propõe não é a abolição, mas a conversão do desejo, a nossa libertação até à raiz.

        há 8 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães São palavras de 1974. Tomás de Aquino parece condenado, ao longo do tempo, a suportar o repúdio primário, o elogio incondicional ou o esquecimento. Desde os finais do século XIX, a hierarquia da Igreja recorreu à sua invocação, para enfrentar as dificuldades culturais com que se debatia. Por mais ambígua que fosse a intenção, as recomendações de Roma não foram inúteis. A obra imensa deste grande intelectual foi re-editada, traduzida e comentada. Os mais conservadores julgavam que lhes servia para imobilizar a Igreja perante um mundo que não procuravam compreender, mas condenar. Os mais audazes estudaram o seu pensamento, de forma histórica, e confrontaram-no com os desafios do século XX. A sorte destes foi a suspeita e a condenação, mas foi também o caminho longo para a revolução do Vaticano II. Como disse Paulo VI, «é a primeira vez que um concílio ecuménico recomenda um teólogo e este é S. Tomás».

        Em Portugal, a restauração neo-tomista não teve grande relevo nem grandes frutos e a redescoberta de S. Tomás também não foi muito inspiradora. O catolicismo português, dos finais do século XIX e do século XX, não tinha grandes e persistentes preocupações intelectuais, fossem elas conservadoras ou progressistas.

        há 8 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Depois desta digressão, resta-me dar os parabéns a João César das Neves pelo seu belo livro(2). Procurei ser surpreendido, através de um percurso cuidadoso, por algo que não encontrasse nas muitas obras que conheço e frequento acerca do espantoso e amado Tomás de Aquino. Temo que algumas pessoas despachem a obra com a conhecida anedota: este livro tem coisas boas e coisas originais; as boas não são originais e as originais não são boas.

        É evidente que, neste caso, as coisas boas não podem ser originais: trata-se de uma selecção de textos e pedaços de vida de S. Tomás. Para a maioria dos leitores – e desejo que sejam muitos –, serão, todavia, absolutamente inéditos. A selecção, a organização e o método escolhidos são uma óptima surpresa. Realiza a ambição: «fazer uma apresentação da figura do grande S. Tomás de Aquino. Os episódios da sua vida, os contornos da sua obra e a actualidade do seu pensamento, junto com o colorido da época em que viveu, são brevemente descritos e analisados. Sempre através dos olhos de um grupo de jovens que encontram essa personagem fascinante, por quem se deixam interpelar aventurosamente».

        há 8 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães É certo que, no primeiro contacto, estranhei a falta de referências bibliográficas. Nem sequer constava a obra iniciática de J. P. Torrell (3), na qual, Bento XVI tenta descobrir Tomás de Aquino. Mas vem tudo na "Nota Explicativa": «O sitewww.raptussancti.net, personagem principal deste livro, infelizmente não existe. Não há ainda nenhum local onde, em português, se possam ler as obras completas do grande teólogo, junto com as suas biografias e comentários ao seu trabalho. No entanto, nesse endereço da net pode encontrar-se um site muito mais pobre, que serve de apoio a este livro. Nele se inclui algum material anexo que facilita e aprofunda o acesso à vida e obra do grande doutor de Aquino. Entre outras coisas, encontram-se aí todas as citações das obras de S. Tomás incluídas neste romance».

        Talvez não seja um grande romance, mas é um belo livro e muito didáctico.


        (1) Viagem na Irrealidade Quotidiana, Lisboa, Difel, 1986, pp. 251-259.
        (2) João César das Neves, O Rapto do Santo.www.raptussancti.net, Lisboa, Verbo, 2006.
        Jean-Pierre Torrell. OP, Iniciação a Santo Tomás de Aquino. Sua Pessoa e Obra , São Paulo, Loyola, 1999.


        www.raptussancti.net
        Este site vive em simbiose com o livro «www.raptussancti.net - Um encontro com ...Ver mais
         ·  1 · 

  • Aula sobre Pessach.
    Professor da Biblia Sagrada (Tanach), cultura, história judaica e contador de historias. Atua em prol da liberdade religiosa, do diálogo interreligioso e direitos humanos.
    twitcam.livestream.com
    Aula sobre Pessach.




    • Tu e Lilian Moon gostam disto.

      • Luís Magalhães http://twitcam.livestream.com/99zwa

        twitcam.livestream.com
        Aula sobre Pessach.
        há 10 horas ·  ·  1 · 

      • Luís Magalhães Bom Dia Lilian Moon! "Um Diálogo Ibérico no Quadro Europeu e Mundial", Mário Soares, um político português, escreveu um livro com o nome supra. E deu uma entrevista onde fala de Iberismo e Israel [Luciano JesusMore Ventura]: «O iberismo é um facto. Hoje, somos todos ibéricos. Entendemo-nos a falar português, castelhano, catalão, galego. Temos raízes comuns, histórias paralelas e temos um mercado ibérico integrado. Não tenho medo dessa integração. Temos empresas a entrar em Espanha com muito sucesso». E pensa que, hoje, não há razões para complexos. As várias culturas e autonomias podem ter uma dimensão política: «Estamos em condições de poder antever que Portugal e Espanha, Estados europeus, possam de novo vir a estar na vanguarda da civilização como no século XVI, quando levaram a Europa ao mundo e trouxeram o mundo à Europa. Não é preciso ser profeta para ver que Espanha e Portugal podem de novo vir a ter um papel importante na Europa e no mundo se souberem articular as suas políticas. É preciso que saibamos jogar a nossa carta europeia, de forma convergente, na América Latina, no Atlântico e no Mediterrâneo».
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Confessa-se amigo de Israel com provas dadas: foi ele que estabeleceu relações diplomáticas entre Israel e Portugal que lhe trouxeram problemas internos, quando era primeiro ministro. Sempre foi a favor de Israel, mas teme «que os israelitas, tendo deixado de ser perseguidos, estejam, paulatinamente, a tornar-se perseguidores». E concretiza: «Choca-me que não tenham a percepção de que estão a criar ódios sobre ódios, dificilmente reversíveis. A meu ver, a intervenção no Líbano não tem qualquer justificação. O rapto de dois soldados é um pretexto sem sentido. O Líbano é um Estado em que várias religiões coexistem, em que há convívio e alguma tolerância. Uma excepção no Médio Oriente. Pois foi este país, de gente culta e aberta, que Israel, com as costas quentes pela Administração Bush, mais uma vez atacou. Que ganhou com isso? Novos problemas».

        Não aceita que tudo aconteceu porque Israel teve de se defender dos raptos do Hezbollah. Para Mário Soares, isso não tem sentido, «pois é uma matéria em que Israel não tem autoridade: raptou demasiadas figuras do mundo árabe e particularmente palestinianos, que também são pessoas humanas». E pergunta: «como é que o rapto de soldados israelitas pode justificar a destruição de Sídon, Tiro e de uma parte de Beirute? Andei por lá há mais de 20 anos. Visitei Arafat em Beirute quando Israel bombardeava a cidade em que ele se encontrava. Sei o que foi e o que custou ao mundo a anterior invasão. Agora repete-se a história. Com que vantagem? A derrota de Israel, amplamente reconhecida, e a glória do Hezbollah, que conta hoje com o apoio de xiitas, sunitas, druzos e maronitas».

        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães É evidente que, para Mário Soares, todos perderam. Mas quem perdeu mais foi Israel. Não conseguiu destruir o Hezbollah e não o conseguirá desarmar, provavelmente. Se Hezbollah não esconde que gostaria que Israel não existisse, Soares acrescenta que esse desejo «é recíproco e é preciso respeitar os dois lados. O ódio que os americanos e os ingleses têm vindo a semear no mundo árabe, com a invasão do Iraque, faz com que agora nem sequer possam integrar o corpo da ONU no Líbano. Pela força das circunstâncias, os americanos começaram a perceber que a sua ambição imperial só os prejudica. Bush criou uma crise gravíssima de credibilidade. A crise do petróleo, por ele criada, está a desestabilizar o mundo contra o império. Há uma contestação em toda a América Latina. E uma manifesta reserva mental dos países emergentes como a China, a Rússia e a Índia contra a política de Bush. Mesmo no Reino Unido. Ninguém respeita a posição de Israel que, aliás, está a ser muito contestado no plano interno. É algo que nunca se viu. De uma gravidade espantosa para o Ocidente».
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Concorde-se ou não com a posição deste ex-Presidente da República, ela tem a vantagem de mostrar que a força e a política unilateral, baseada nela e só nela, nunca poderá garantir a paz. E como diz Filipe González, o epicentro da paz e da guerra continua, como há décadas, na solução do problema palestiniano. Tudo terá de voltar ao começo: nem Israel pode continuar a ser um Estado colonial, nem a comunidade palestiniana pode apostar na liquidação de Israel. Há conflitos que não se resolvem pela derrota total do adversário. Este é um deles: «Só um acordo que respeite as resoluções fundamentais da ONU poderá trazer a paz e a estabilidade a palestinianos e a israelitas» ( el país, 01. 09. 2006).

        Como promover o reconhecimento da antiga "regra de ouro", tanto na versão negativa – "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" – como na versão positiva – "faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti"? Esta luz de ética recíproca e universal não é pacifista. É pacificadora. Só tem dois inconvenientes: não favorece o negócio das armas e exige a mudança da mente e do coração.

        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Bom dia,Luís Magalhães!
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Lilian Moon, dizem os sábios: "Tres cosas te echan a perder: mucho hablar y poco saber; mucho gastar y poco tener y mucho presumir y poco valer." Paz no teu coração! ;)
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Quando a pessoa começa a dar exigindo o que deu em troca,não é nada além do caso Amor Próprio.Sinal de problema interno...
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Sei que gostas do Amor e da alteridade. A tua ligação comigo e com os outros (alteridade). Não sei é se és agnóstica...
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Um católico, apostólico, romano e que não queria ser outra coisa, mas que também se considerava um agnóstico, perguntava-me se isto era aceitável na Igreja. Ri-me com ele e lembrei-lhe que, desde o século II da era cristã até ao recente reencontro com o apócrifo "Evangelho de Judas", a hierarquia da Igreja não foi com os agnósticos que teve mais problemas, mas com os "gnósticos", aqueles que pretendem saber, sem tirar nem pôr, porque razão andamos perdidos e julgam conhecer o caminho exacto para a salvação fora do corpo e deste mundo.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Disse-lhe que se queria ser um agnóstico, mas do tipo "preguiçoso", ainda teria muito que andar e pesquisar para nascer de novo.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Não,não sou.Mas quando eu faço,querendo o mesmo em troca,eu não estou amando,nem me doando.Eu estou apenas querendo que alimente meu amor por mim e isso não é amor,é um amor egoísta,é o amor próprio que nem por mim consigo suprir.Penso assim.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Então se hoje lhe desejo bom dia,você por algum motivo não me deseja.Para mim não importa saber por quê?Penso,nada de bom dia também,de minha parte.Isso não nem amor,nem amizade,é troca,tipo moeda.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Tudo que se dá,que se dedica,esperando algo em troca,sem se sentir realizado com o que faz,para mim,não vale a pena.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Sei. Você está muito longe duma outra realidade e está muito perto da fé que se doa. Disposta a dar o seu "Fiat" sem um retorno tangível. Encontrei um católico tradicional e mariano que me disse: «sou católico praticante e devoto de Nossa Senhora. Acabo mesmo de entrar na capelinha da Senhora dos Navegantes para rezar. Mas tenho muitas dúvidas acerca de vários pontos do Credo». Esta declaração também abriu um longo diálogo e que não iria ficar por ali. Mas comecei por dizer que estaria mais preocupado se fosse um católico fervoroso, como ele de facto era, e que não tivesse dúvidas. Nós só podemos crer interpretando. O terminal da fé não são as afirmações do Credo, mas o Deus inabarcável por qualquer conceito, um princípio interminável de viagem, uma peregrinação sem fim à vista, um aprofundar infinito do desejo de infinito. São os fundamentalistas e os fanáticos de qualquer religião ou irreligião que me irritam. E os ateus também sabem de mais, até sabem que Deus não existe!
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Não tenho Fiat.Não sou católica,nem praticante...
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Você é um mistério para mim... Um agradável mistério.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Conheço devotos e católicos e praticantes,alguns deles sentem vergonha de andar com a Biblia nas mãos,na rua,por exemplo...Muito interessante,até porque a Biblía é o livro mais sensacional de toos os tempos.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Concordo. Na opinião de Tomás de Aquino, sem o alerta da "Teologia Negativa" (e penso que é o que tenta desvelar, Lilian Moon) – e no referente a D-us, ao HaShem é a que se impõe em primeiro lugar – estaremos sempre expostos a pensar que sabemos mais do que sabemos.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Não são apenas alguns católicos,pessoas de várias religiões agem assim...Vergonha e medo de não serem aceitos...praticamente todas pregam amor e paz.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Eu como calvinista amo a Bíblia e as hermeneuticas com toda a sua diversidade.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon É,o que sei é que nada sei...mas quero aprender e vou indo...A gente só não pode querer usar a visão dos outros pra olhar a vida passar.Não há nada mais gostoso que você VER.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Acredito no HaShem "a operar em nós o Seu poder e querer".
        há 10 horas ·  ·  2

      • Luís Magalhães E aí você "vê" (apreende). Por isso quero partilhar contigo uma "legenda" de Moisés: Conta-se que Moisés foi aconselhado a rodear-se de 70 anciãos para orientar o povo. Dois deles, que não estiveram na cerimónia, receberam também o Espírito de Deus e mostraram-se ainda mais profetas, isto é, mais clarividentes do que os outros. Um jovem espantado foi contar a Moisés o que se estava passar. Um ancião, ao serviço de Moisés desde a juventude, não gostou nada do que ouviu e disse: "Moisés, meu senhor, proíbe-os."
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Mas este não concordou: "Estás com ciúmes por causa de mim? Quem me dera que todo o povo fosse profeta", isto é, crítico, clarividente!

        Esta história é exemplar porque, na confluência do político e do religioso - e seja perdoado o anacronismo -, o que se anuncia é a participação democrática, o exercício lúcido e universal da cidadania.

        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Eu não penso assim.Quanto mais aprendo,mais preciso.Eu tenho sede e eu tenho coagem de dizer. :)
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Ciúmes de que?Eu não sou profeta!
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Certo! Mas você deseja ser protagonista, testemunha viva, no sentido do filósofo Hegel, no contexto da "Astúcia da Logos". Dando um salto para o Novo Testamento, encontramos uma história parecida, mas de evidente alcance para o que tenta veicular: "Mestre, vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procuramos impedir-lho, porque ele não anda connosco." Réplica espectacular de Jesus: "Quem não é contra nós é por nós." (Mc 9, 38-43.45.47-48).

        Esta resposta nunca foi muito bem aceite. Apesar de Paulo ter dito que, em Jesus, Deus não faz acepção entre judeu e grego, escravo e livre, homem e mulher, prevaleceu, durante séculos, uma fórmula anticristã: "Fora da Igreja não há salvação." Desta maneira, Deus e a sua salvação ficavam dependentes de uma instituição religiosa que não teria de escutar a voz do Espírito fora das suas fronteiras.

        No meu entender, a originalidade de Jesus consiste em estar ligado a um Deus que tem, em seu coração, todos os seres humanos e que pode ser encontrado ou esquecido de mil maneiras.

        A religião verdadeira sabe que não é Deus que precisa de cuidados, mas os filhos de Deus. Esta é a mensagem da espantosa Carta de Tiago.

        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Profeta é agir, é intuir.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Usar a sua actividade dentro da "esfera" da livre agência.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Aliada do maternal que pulula na divindade.
        há 10 horas ·  ·  1

      • Lilian Moon Oh ,nãooo,eu apenas quero viver como todo ser selvagem,não tenho essas ambições,sério.Muitos problemas surgem porque as pessoas sempre querem que concordemos com a visão delas,mas a gente é livre pra ter a nossa e tem o dever de respeitar todas as outras.Mas sem brincadeira,ainda não sou tão humana assim.Eu não tenho grandes conhecimentos...
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Lilian Moon, nada nem ninguém pode substituir a consciência de cada um. O teólogo Tomás de Aquino chegou ao ponto de dizer: crer em Cristo é um bem. Mas se aparecer à consciência como um mal, esta não o pode aceitar sem pecar (S. Teológica, I-II, 19, 5). Porquê? Porque contraria o que há de mais decisivo em cada pessoa, a sua consciência, embora cada um também deva ser responsável pela consciência que tem.
        há 8 horas ·  ·  1

  • Our Ressurrection: http://revolutionnyc.com/audio/20120408.mp3
    No Title
    Unknown Artist - Unknown Album
    revolutionnyc.com




    • Gostas disto.

      • Luís Magalhães http://www.youtube.com/watch?v=N-CzyQ1ndJ0

        www.youtube.com
        Parashá Ki tisá (Então Levarás) - Ex. 30:11-34:35, 1Re. 18:1-39, 2 Co. 3:1-18 (Shabat Pará) - Rab. Mess. Marcelo M. Guimarães
        há 10 horas ·  ·  1 · 

      • Luís Magalhães Vamos para o céu?
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Shabbat - Aula
        há 10 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Profeta é, Lilian Moon, é reflectir a partir do Shabbos, do Sábado. Segundo as narrativas do Novo Testamento, Jesus tinha um prazer especial em rebentar o colete de obrigações e proibições do Shabbat (Sábado) porque, em nome da liberdade, se tinha tornado uma prisão. Já não era o Sábado que guardava a alegria do povo, era o povo que tinha de guardar o Sábado. O Nazareno cunhou, em nome do humanismo, a expressão máxima da crítica a todas as religiões: "não é o homem para o Sábado, mas o Sábado para o homem". Será que já é humana assim, querida?
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Confesso que, no entanto, me irritam as repetidas denúncias do Sábado judeu, lidas nas celebrações cristãs, esquecendo que são espuma de querelas entre várias tendências do mundo judaico. Escolhidas para interpelar as prisões religiosas dos cristãos, acabam na hipocrisia de pretenderem marcar uma superioridade: nós não somos legalistas como os fariseus! E mais: servem de biombo para não olhar de frente a nossa história litúrgica de prescrições e proibições, por vezes não só ridículas, mas perversas: chegou-se ao ponto de fazer da Missa de domingo uma obrigação sob pena de pecado mortal. Trocar de cadeia não é sair em liberdade. Não esqueçamos S. Paulo: «Cristo libertou-vos para a liberdade, não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão» (Gal 5, 1).
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Não me pertence falar acerca da actual prática do Sábado judaico, deixo isso para o rabino More Ventura. Com o fim da civilização paroquial e com a secularização da sociedade, os cristãos que não vão regularmente aos cultos – embora aqui esteja a pensar sobretudo nos católicos – são classificados como "não-praticantes". Esta contabilidade sociológica transformou-se numa falsa avaliação teológica. Reduz o cristianismo aos actos do culto, quando este devia ser a alma de toda a semana orientada pelo serviço da justiça e da solidariedade, pela busca da alegria, seja qual for a profissão de cada um. O domingo existe para se respirar o ar de Deus na beleza do mundo e no encontro dos irmãos. Não é só o comodismo nem a falta de espírito cristão que leva a abandonar a chamada "prática dominical". Alguns trocam-na por exercícios bem mais custosos. Além de outras razões, talvez seja a perda de sentido lúdico e espiritual da festa de Deus na festa de libertação do que há de mais profundo em cada pessoa, que esvazia o domingo.
        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Mas tento, a partir do seu mistério, Lilian Moon, refletir. Querida, eu só quero partilhar. Permita-me partilhar consigo, as horas que passei na faculdade... Tornar real tudo o que aprendi, posso?
        Nunca será mal interpretada...
        _Quero é fazer o caminho consigo...
        Seguindo o lema de Kerouac: "On the road": não importa o fim mas a viagem...

        há 9 horas ·  ·  1

      • Luís Magalhães Ir directo à essência das coisas. Ou morrer tentando.
        há 9 horas ·  ·  1

  • Parashá Shmini e o Dia do holocausto (Shoah) » http://twitcam.livestream.com/9m0lj

    twitcam.livestream.com
    Parashá Shmini e Dia do holocausto.




    • Gostas disto.



  • ‎"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
    É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
    Ser criança é ter o dia mais feliz da vida , todos os dias.
    Ser criança é o que a gente
    nunca deveria deixar de ser".






  • ‎"A vida voa na sua cara,
    esbarra no seu rosto,
    suja sua vaidade,
    corrompe suas certezas,
    e você não pode fazer nada.
    A não ser lavar o rosto e
    começar tudo de novo"






  • Mensagem do Dia 31/05/2012
    A busca da perfeição
    Jesus disse: Sedes perfeito!
    Ser perfeito é ser o melhor que podemos ser nesse momento
    da nossa jornada. Não implica em uma infelicidade constante
    por não termos ainda atingido a perfeição. Essa cobrança
    contínua só nos trará a infelicidade e não a perfeição.
    A autoaceitação daquilo que somos e de que somos falíveis
    e temos muito ainda a caminhar nos trará a tranqüilidade
    necessária para avançar pela senda da transformação.
    Também não busquemos a perfeição nos nossos companheiros.
    Não julguemos o próximo pelo nosso grau de exigência pessoal.
    Não há dois seres idênticos no Universo, então se
    sentirás frustrado novamente nessa busca.
    A palavra do dia é RESPEITO. Respeito a tudo e a todos,
    especialmente a nós mesmos. Jesus, mesmo sendo perfeito nunca
    exigiu daqueles que com ele andava que fossem iguais a Ele.
    Sim Ele disse: “sedes perfeitos”, mostrando por meio do seu
    exemplo de Amor e sem julgamento o que era ser perfeito,
    mas sabia e aceitava o nível de cada um dos seus amados irmãos.
    Vamos nos respeitar, respeitando os nossos limites
    e avancemos sempre em busca dessa perfeição falada por Jesus!


    • Gostas disto.













      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Oi Luís, eu talvez tenha me feito entender errado. Talvez o grupo não seja para mim porque eu não tenho o conhecimento necessário. Então,por favor,nem tenho como discutir com vocês, assuntos tão ricos e interessantes. Quando se discute o que não se conhece, geralmente somos mal interpretados. Eu não gostaria de criar algum mal entendido nem desrespeitar ou ferir alguém, sim?

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Querida, eu só quero partilhar. Permita-me partilhar consigo, as horas que passei na faculdade... Tornar real tudo o que aprendi, posso?
        • Nunca será mal interpretada...
        • _Quero é fazer o caminho consigo...
        • Seguindo o lema de Kerouac: "On the road": não importa o fim mas a viagem...
        • Perdi você neste grupo?

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Desculpe, estava es´perando secar.

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Não entendi...

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Sim, mas devido a minha ignorância, temo fazer algo errado.

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Nunca fará.

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Desculpe, eu tomei banho e não gosto de toalhas.

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Por isso não estava respondendo. Desculpe-me 

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu sou assim tão complexo?

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • Eu fico no grupo se você pensar que eu deva
        • não ,eu penso que você têm uma concepção formada...

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu quero que fique!

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • eu sou como lhe disse,muito mais selvagem que humana(deixe me confessar:eu não entendo muito os humanos)
        • eu sou de leão
        • e gosto do mato
        • eu não vejo tv,mas amo estudar na net

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu também não. Mas anseio descobrir as coisas e os desejos que mandam em nós e impedem a realização dos nossos sonhos mais profundos.

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • eu não enxergo bem
        • e sempre perco os óculos

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • kkkkkkkkkkkkkkk

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • logo,nao gosto de dirigir
        • eu gosto de andar
        • adoro andar e descobrir coisas

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu nem carta de condutor tenho

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • nem eu
        • eu tenho pernas

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu sou peixes

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • mas as vezes a gente tem que usar carros
        • então fica dificil me expressar

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • Eu também mas os amigos conduzem
        • Se não nunca os vejo

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • eu sou amante de vinhos,viagens,natureza,gente simples
        • meu pai me chama de velha chata

      • há 10 horas
        Luís Magalhães
        • E gente complexa e predestinada não?

      • há 10 horas
        Lilian Moon
        • pq eu espalho meus livros pela casa e pra mim eles tem vida,adoro
        • entao nao me identifico com os humanos,mas os admiro,admiro mentes inteligentes

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Não sei consigo concordar com o seu pai, eu só a vejo de costas

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu admiro o belo

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Só vejo o seu alter ego

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • ah o rosto nao é agradável

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • O meu?

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu nem sei o q é alter ego direito

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • kkkkkkkkkkk

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu acho que a lua é que governa as mulheres
        • as fases

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Alter ego ou alterego (do latim alter = outro egus = eu) pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • é,entao eu tenho um monte de eus
        • é uma delicia

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Que bom!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu gosto delas todas

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • É mesmo!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • é!
        • eu percebo que as pessoas temem demais se gostar e se assumir

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Um dia quero conhcer um dos seus eus, mas ilustrado, como um ícone.

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • tem um poeta q curto demais

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Diga

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • Caio lucas

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • ele tem uma cabeça ótima ele fala,eu gosto de todos os meus eus
        • ele é delicioso

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • Caio é tudo de bom

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Vou acompanhar

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • mas tem isso,as pessoas querem muito seguir regras
        • eu não gosto

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Big congrats!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • gosto do simples
        • tks

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Eu sou caótico mas simples

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • vida a gente ve,bebe e come

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • A este respeito, o Evangelho de S. Marcos conta uma história exemplar (10, 17-30). Um homem corre para Jesus com o intuito de ficar a saber como é que se ganha, não só a vida que a riqueza consegue neste mundo, mas a vida eterna. Era de certeza um homem de negócios bem sucedido e cumpridor da ética dos Mandamentos. Jesus sentiu simpatia por aquele esforçado negociante da vida e propôs-lhe um salto inesperado: «Vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me. Ele, porém, saiu triste com esta proposta, pois era muito rico» e não tinha alma para uma Fundação!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • mas não existe riqueza aqui que seja nossa a não ser o que a gente sente

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Certo!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • pq todos nascemos gial,morremos igual
        • igual
        • por isos pra mim,sentir e ver é mais importante
        • me faz mais feliz

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Você não acredita que pode não morrer, ser parte de um encontro com Yeshua?
        • Maranatha, vem Adonai Ieshua!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • somos uma enegia,isso aqui é só uma estada

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Exacto!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu quero aproveitar a minha
        • eu quero viajar,conhecer outros lugares e estilos de vida

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • oh nao vai dar tempo,mas eu vou ler
        • qdo voltar a casa

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Aí está. O meu verdadeiro ego. Leia para entender
        • Graça e Paz!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • obrigada e boa noite ou bom dia

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • E depois paritilhe o que sentiu.

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • sob sua otica ou a minha otica de animal selvagem?no cure needed for me

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • A partir da sua ótica.... Desafie-me!
        • Somos tecidos de muitas cores e feitios.

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • veja eu sou um animal,eu nao sou como você mais humano e requintado

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Eu quero você a "rosnar" comigo...

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • é,os leos são terriveis

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Inté!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        •  eu não vou falar nada pra lhe agradar ok?Direi o que vir.
        • inté

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • - ¿Qué desayunas? - Una copa de vino tinto. - ¿A estas horas? - Es que soy mucho del tempranillo.
        • Inté1

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • eu amo vinho,vai bem a qqer hora
        • é uma entrega,é ritualistico
        • cada vinho é uma alma
        • q te possui

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Shhhhhhhhh Vamos dormir agora!
        • Nada es eterno. El vino se enfría, el humo se disipa, el tiempo pasa y la gente cambia.

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • e o vinho é uma delícia
        • mas algumas coisas são eternas pq a gente nunca as esquce

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • É... leoa que bebe

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • a gente pode eternizar o que quiser
        • é verdade

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Terminamos como empezamos, como dos perfectos extraños.
        • Salud!
        • E bêbados!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • talvez

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • A lo mejor

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • ou adoramos ver os bebados que apenas engolem e nao bebem

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • kkkkkkkkkkkkkkkk

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • é,eu gosto de beber 
        • e não adianta vc tentar explicar pra eles
        • eles nunca entenderão 

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        • Tradução: tengo que ser más explícito con mis expresiones de vino. Piensan que es en sentido figurado y luego pierdo energías tontamente.

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • e veja que ate na biblia ha o beber o vinho e o leite
        • isso

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • E no hassidismo

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • e os bebados nao fazem sentido algum

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • sim tenho que ir
        • nao sei se é dia pra você

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • É dia mas trabalhei de noite!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • sim,eu prefiro a noite,mas gosto do dia tb

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Abençoo-me para eu ir dormir!

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • sim,desejo bom sono
        • mas agora só dormirei na volta da fac

      • há 9 horas
        Luís Magalhães
        • Um dia quero vê-la de frente1

      • há 9 horas
        Lilian Moon
        • nao da tempo dormir

Mensagens populares