Mazal - A caminho do Vaticano III?







  • A caminho do Vaticano III?
    por
    http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2640160&seccao=Anselmo+Borges&tag=Opini%E3o+-+Em+Foco

    Durante esta semana, em Santander, na UIMP (Universidade Internacional Menéndez Pelayo), realizou-se um Curso de Verão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965). A direcção pertenceu ao teólogo Juan José Tamayo.
    O Concílio foi um enorme acontecimento. Sem ele, é inimaginável a situação da Igreja Católica e, consequentemente, dada a sua influência no mundo, também do próprio mundo. Como sublinhou Tamayo, operaram-se grandes transformações:
    De uma Igreja que se considerava uma sociedade perfeita passou-se à Igreja como comunidade de crentes. Do mundo como inimigo da alma ao mundo como lugar da vivência da fé. Da condenação da modernidade e das religiões não cristãs ao diálogo multilateral. Da condenação dos direitos humanos ao seu reconhecimento e proclamação. Da condenação da secularização à sua defesa, no sentido do reconhecimento da autonomia das realidades temporais. Da Igreja imutável e imóvel à Igreja que deve estar em constante reforma. Do integrismo católico ao respeito pelas outras crenças. Do autoritarismo centralizado em Roma à colegialidade episcopal. Da Cristandade ao cristianismo. Da pertença à Igreja como condição necessária para a salvação à liberdade religiosa como direito humano fundamental. De uma Igreja europeia a uma Igreja verdadeiramente universal.
    Houve limites? Alguns, maiores: apesar de certa abertura ao mundo, o seu carácter eurocêntrico - o horizonte de compreensão foi a modernidade europeia e, nesse quadro, a problemática da crise de Deus no mundo ocidental e o fenómeno da descrença -, e a não centralidade da opção pelos pobres, não se dando a devida atenção às maiorias populares do Terceiro Mundo. O Ocidente acabou por ser o destinatário principal do Concílio. Depois, o antropocentrismo exacerbado fez com que a problemática da ecologia fosse ignorada.
    Alguns temas foram silenciados. O Papa Paulo VI impediu que o tema do celibato dos padres fosse debatido - mais tarde, num Sínodo Episcopal, submeteu-o a votação, mas a maioria dos bispos opôs-se. O lugar das mulheres na Igreja e, concretamente, a sua ordenação, bem como o controlo da natalidade, foram arredados do debate.



    • Gostas disto.

      • Luís Magalhães No dizer de Tamayo, "o Concílio foi uma curta Primavera a que se seguiu um longo Inverno, que dura há mais de 40 anos". Perante os excessos de então, Paulo VI, que tinha convictamente levado a termo o Concílio, mas que era um intelectual hesitante, teve receio e começou a pôr algum travão, numa história de avanços e recuos. Depois, já com João Paulo II, avançou a involução e pôs-se em marcha "um programa calculado de restauração". Acentuou-se o carácter hierárquico-papal da Igreja, limitou-se a liberdade de investigação teológica, muitos teólogos foram condenados, passou-se do pensamento crítico ao pensamento único e dogmático, a Cúria readquiriu poder, os bispos conciliares foram sendo substituídos por bispos fiéis ao neoconservadorismo e ao Vaticano.
        Com Bento XVI, que constituiu uma surpresa pela sua humanidade, por medidas fortes contra o clero pedófilo, pela admiração por parte dos intelectuais, o caminho da involução continua: aí estão a restauração da Missa em latim, as negociações com os lefebvrianos, a condenação de teólogos, a centralização.
        Perante a grave crise que atravessa hoje a Igreja, muitos reclamam um novo Concílio: um Vaticano III, convocado por um João XXIV. Mas há quem, para lá de outras objecções, lembre a questão financeira: um novo Concílio seria demasiado caro.
        Pergunta-se, então, se não deveria dar-se, pelo menos, a convocação dos Presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo - há quem, com razão, questione a utilidade do cardinalato -, para resolver problemas urgentes: os escândalos no Vaticano, a questão do celibato, o lugar da mulher na Igreja, reformas das estruturas eclesiásticas, maior descentralização, uma linguagem nova para a expressão da fé, questões novas postas pela globalização e pelas novas tecnologias, tanto no domínio da comunicação como no da vida.

        há cerca de um minuto ·  · 1

  • http://www.youtube.com/watch?v=sdlc6vG2anQ&feature=player_embedded

    AMAR E O MAXIMO.

     ·  ·  · há 8 minutos

    • Tu e Cardoso Antonio gostam disto.

      • Luís Magalhães Não só nas relações amorosas. Na hospitalidade.Também aqui as religiões têm de praticar a hospitalidade mútua. Não se trata de diluir identidades. Deve-se procurar que sejam identidades porosas e todas possam colaborar na criação de um espírito ecuménico aberto ao mundo secular. Aberto ao Amor!
        há 5 minutos ·  · 1

      • Luís Magalhães Ilustremos: a atriz Katie Holmes não aguentou mais que as regras da cientologia ditassem o comportamento do marido. A atriz pediu o divórcio porque receia que a educação da filha, Suri, seja condicionada pela doutrina daquela igreja.

        O site americano TMZ garante que o motivo da separação de Katie Holmes e Tom Cruise esteja ligado à cientologia, uma filosofia religiosa. Segundo fontes ligadas ao casal, a atriz teme que Cruise direccione a educação da filha de ambos Suri, 6 anos, segundo a doutrina da igreja/seita.
        Este receio levou Katie Holmes a pedir a guarda da filha.
        O ator é seguidor da cientologia (fundada em 1954, nos EUA) desde a década de 80 e dos seus rostos mais conhecidos, tendo sido considerado, em 2007, como o "Cristo" da cientologia.

        há 3 minutos ·  · 1


        Sou-te... Mulher!

        Sou-te o altar do mundo,
        A renda, o tule, o brocado,
        O cálice onde me bebes,
        Licor, vinho espumado,

        Sou o amanhã enublado,
        De nuvens presenteado,
        Na espera do alvorecer,
        Crepúsculo do anoitecer,

        Sou-te o leito e a mistura,
        O lençol vivo da terra,
        Do caule da Primavera,
        Véu de sonho e quimera,

        Sou-te a flor adormecida,
        Rebeldia madura de mulher,
        Acordes de palavras sentidas,
        Notas de música singelas,

        Sou-te a doçura do mel,
        Abelha na tua corola,
        Suavizando-[te] as mágoas,
        Embalando-[me] nas tuas pétalas,

        Sou-te a selva virginal,
        A larva de intenso vulcão,
        Rasgando caminho montanha,
        Brasio de pele plas manhãs,

        Sou-te as-sim…

        Asas de papel esvoaçantes,
        Amargo-doce e pantera,
        Felina dos teus sabores

        Sou-te divina Afrodite,
        Sou-te anjo colombina,
        Sedutora… e Mulher!


  • PUBLICAÇÕES MAIS ANTIGAS

  • Suprema corte de Israel considera inconstitucional os judeus ultra ortodoxos não prestarem serviço militar obrigatório como todos os demais cidadãos , isto pode ser o começo de uma guerra civil em Israel.

    Haredi Draft Plan To Allow Yeshiva Studies - FailedMessiah.com
    failedmessiah.typepad.com
    The Plesner Committee, tasked with creating a replacement for the Tal Law, which effectively allowed haredim to dodge the draft but which was ruled unconstitutional by
     ·  ·  · há cerca de uma hora

  • Meu corpo é um íman
    fértil em sonhos,
    actos e paixões...
    Sonhos que ficam
    por realizar,
    emoções por decifrar...
    É Teu, o meu corpo
    desnudado, mudo e quente
    onde as sensações se inebriam
    e as paixões se saciam
    É nele que procuras
    o fogo, a terra e o mar...
    E incapazes de nos saciar
    vivemos na eternidade
    ligados um ao outro!...

     ·  ·  · há 3 horas

    • Gostas disto.

  • Procure ver por você mesma, o que a vida lhe oferece... Este tesouro está constituído dentro de você... Vida feliz cheia de alegria, cheia de cores, realizações e sucesso... Deus colocou isso em você para que se realize e triunfe... Acorde... A vida lhe chama!

     ·  ·  · há 4 horas

  • Preciso de uma bola de cristal
    que mostre um futuro grávido de paz:
    Que a paz brilhe no escuro
    com o brilho especial que algumas palavras possuem
    mas que seja mais do que uma palavra,
    mais do que promessas:
    seja como a chuva que sacia a sede da terra.

     ·  ·  · há 4 horas

    • Gostas disto.

  • A técnica para dominar a autodestruição é desativar o gerador negativo que tanto atrapalha o progresso de uma pessoa... E trabalhar só com a força positiva está que clareia que dá brilho que acalenta e fornece a energia que precisa para alimentar sua alma. É só o que precisa... Reforçar o lado positivo... Assim eliminando o lado negativo.

     ·  ·  · há 5 horas

    • Gostas disto.



  • Eleve o seu pensameto a Deus e faca uma prece de gratidão por mais um dia que nasce. Que você valorize mais o dom da vida, sorria mais, perdoe mais, ame mais.... deixe o orvalho da manhã envolver sua alma em doce energia de paz, ouca o canto dos pássaros que saudam o amanhecer, aspire suavemente o perfume das flores, encante-se com a grandeza dos mares e com a sabedoria do Universo que fez tudo perfeito para que esse seja mais um dia muito feliz para você.
    Sorria, você está a bordo de um novo tempo de um novo dia.
    Vibre na Luz!!


     ·  ·  · há 11 horas

    • Gostas disto.

  • Quanta saudade... Sufoca-me o coração... Com profunda emoção que contemplo estes extensos campos cheios de pequenas flores... Batidos pelo vento a se perderem de vista no horizonte... Como é lindo o amanhecer neste lugar, a montanha lá ao longe parece chamar-me e os animais pastando tranquilamente... Isso me lembra de você, correndo por estes campos sobre o cavalo branco, chamado Alazão, era meu favorito e você sempre me fazendo companhia, eu nunca estava sozinha... Eu era feliz e não sabia... Eu tinha você e toda essa imensidão para contemplar todos os dias... Era do conhecimento de todos neste lugarejo que você me amava, só eu não percebia o quanto, via graça a todas as brincadeira elogiava-me todo o tempo...Demasiada jovem e muito volúvel,tudo passava desapercebido...Mas de repente lanço meu olhar para o infinito e vejo que já escureceu o céu está coberto de estrelas e parece que contemplam-me ...Uma doce paz invade-me e aí percebo que o barco nunca esteve a deriva e sempre existirá uma programação sendo executada apesar de tantos contrastes a mão de Deus se fez presente todo o tempo...Então caminho lentamente na trilha estreita quase desfeita, procuro vencer as imperfeições para que tudo se pareça o mais normal possível e possa ultrapassar todos os obstáculos que surgirão sabendo que a vitoria me pertence.

     ·  ·  · há 14 horas

    • Gostas disto.

  • Boa noite

    Para minha tristeza ficarei longe um pouco de vocês, é que a partir de amanhã até fim de agosto terei hospedes (europeus), e irei mostrar um pouco do meu país, tentarei vir pelo menos uma vez ao dia para dar meu alô, sentirei saudades de todos.
    Um grande abraço. Shalom!

     ·  ·  · há 14 horas

  • Expliquem Essa.

    Detalhe: todos os insetos possuem 6 patas (100% deles)

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=384753834922779&set=a.301687696562727.73868.100001644986108&type=1&theater

    Expliquem Essa.

    Detalhe: todos os insetos possuem 6 patas (100% deles)


     ·  ·  · há 15 horas

    • Gostas disto.


  • ‎- Madre Teresa
    Gosta de Ler? Temos 195 livros digitais esperando por você Clique Aqui e Confira ~> http://colecaoebooks.tumblr.com/saibamais

     ·  ·  · há 15 horas

  • Correr riscos reais, além de me apavorar, não é por medo que eu sinta excessivamente - perturba-me a perfeita atenção às minhas sensações, o que me incomoda e me despersonaliza.

     ·  ·  · há 17 horas

  • Será lícito se considerar que tudo tem seu limite... Os quais são conhecidos, intuitivamente, apenas da consciência que faz a jornada... Em relação a direitos e aos deveres, na convivência, destes filhos da luz se deve primar em não ultrapassar os direitos do outro tal qual não desejaria que outra pessoa não invadisse o nossos... Os deveres desta consciência estão relacionados em fazer para o outro aquilo que, se estivesse naquela situação, o outro fizesse por nós... Todos somos herdeiros da Criação, e nos cabe a responsabilidade de executar a nossa parte...

     ·  ·  · Ontem às 2:49

      • Luís Magalhães 
        Será lícito considerar-se que tudo tem o seu limite... Os quais são conhecidos, intuitivamente, apenas da consciência que faz a jornada... Em relação a direitos e aos deveres, na convivência, destes filhos da luz deve-se primar em não ultrapassar os direitos do outro tal qual não desejaria que a outra pessoa não invadisse o nossos... Os deveres desta consciência estão relacionados em fazer para o outro aquilo que, se estivesse naquela situação, o outro fizesse por nós... Todos somos herdeiros da Criação/Evolução, e nos cabe a responsabilidade de executar a nossa parte...

        Ontem às 2:52 · Editado ·  · 3

      • Marina Garcia Sene Fico feliz que gostou!
        há 18 horas ·  · 1
  • Mensagens populares