O JUDAÍSMO É MESSIÂNICO?

Mais aqui: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=217029968485651&id=100005359476849


https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=217029968485651&id=100005359476849

Se Messias em Grego é Cristo, Messiânico quer dizer... Cristão! Certo?
E o que define uma religião como messiânica ou cristã?
A centralidade que o Messias ocupa em sua doutrina.

No caso das religiões messiânicas - cristãs - o Messias é o ponto central, pois é através dele que se obtém o perdão dos pecados e a salvação do Inferno Eterno.

No caso do judaísmo o Messias deve ser somente uma consequência de nossa elevação espiritual - cumprimento dos mandamentos - e retorno ao Eterno, ocupando portanto, um lugar muito menos central do que ocupa nas religiões messiânicas - cristãs.

É por isso que eu costumo dizer:
Apesar do conceito do Messias ser judaico, o judaísmo não é messiânico!

Concluo afirmando minha amizade por todos os irmãos de todas as religiões e crenças, que independentemente das diferenças compartilham conosco do desejo de encontrar a Verdade e de Fazer o Bem!

Aproveito também para repudiar a onda de agressões e ofensas aos irmãos messiânicos que estão buscando, de modo sincero, o seu caminho, apesar das várias divergências que tenho com o mesmo.

Um Grande abraço! MoreVentura!

FanPage: www.facebook.com/more.ventura


Ricardo Crasto
Ótimo, já estou postando!
EditadoGosto1há 10 horas

Nice Lima
Isso mesmo. Shalom!
Gosto1há 10 horas

Gosto1há 10 horas

Gilberto Venturas
Reitero: Não suporto o desrespeito e a agressividade de muitos ao se referirem aos messiânicos, entre os quais se encontram muitos amigos que estão buscando o Eterno com sinceridade! Não sou adepto da caça as bruxas e meu único intuito é o de ESCLARECER E NÃO CONDENAR! Alias, o esclarecimento e o diálogo são duas das maiores formas de mostrarmos o Amor ao próximo e respeito ao seu momento e caminhada!
EditadoGosto39há 10 horas

Ricardo Crasto
Verdade tenho vários colegas messiânicos, mais gosto de postar no grupo os textos esclarecedores.!
Gosto2há 10 horas

Gosto1há 10 horas

Helen Aragão
EM EXTREMO FELIZ, E PORQUE?
Porque não há mais lugar para guardar placebos e arquétipos.
Vamos arregaçar as mangas e criar uma nova realidade através
da elevação de nossas consciências.
Gosto2há 10 horas

Wagner Souza Medeiros
Ótimo, um texto muito esclarecedor, além de respeitoso a outras crenças!
EditadoGosto6há 10 horas

Jacob Galon
Fico contente que essa seja sua postura, Moré, pois como disse, infelizmente muitos se colocam a apenas agredir (verbalmente, que seja), fazendo generalizações absurdas baseadas no comportamento de alguns. Além disso, respeito seu ponto e sua opinião, que é a posição do judaísmo como um todo (ou ao menos em sua maior parte), sem dúvida. Entretanto, no que diz respeito ao 'ponto central', como messiânico e, portanto, 'adepto' deste movimento, posso dizer que não concordo completamente - no que diz respeito ao nosso ponto de vista, não o do judaísmo, claro. Embora a figura do Messias seja realmente importante no nosso meio, ela não necessariamente é o ponto central de nossa fé (e isso, é claro, varia de acordo com uma ou outra comunidade, pois como gosto de lembrar sempre, nem todos os ditos 'messiânicos' pensam do mesmo modo). Shavua tov, Moré e demais amigos!
EditadoGosto6há 10 horas

Shinaider Soares de Santana
A ideologia de colocar o messias no foco da criação é avodá zará
Gosto1há 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
perfeito moré! O fato de algumas igrejas americanas optarem em abandonar os ritos cristãos e adotarem ritos judaicos não significa que automaticamente viraram judeus! Não existe judaísmo messiânico, até mesmo que ele foi criado nos EUA para converter os judeus ao cristianismo, pois na visão evangélica, quando isto ocorrer e o templo for reconstruido os messias virá, uma grande prova é esta reportagem G. W. Bush levanta fundos para 'judeus messiânicos'

Por Gil Ronen

Primeira publicação: 2013/11/10, 08:26

Bush vai fazer um discurso em 14 de novembro, no jantar para fundos do Instituto Bíblico Messiânico Judaico.

O ex-presidente dos EUA, George W. Bush, vai entregar o discurso em um evento de angariação de fundos para o Instituto Bíblico judaico messiânico (MJBI), que treina pessoas nos EUA, Israel e em outros lugares "para trabalhar no sentido de convencer os judeus a aceitar Jesus como o Messias, "de acordo com ShalomLife do Canadá.

O rabino David Saperstein do Centro de Ação do judaísmo reformista religioso disse em resposta: "É decepcionante que ele daria seu selo de aprovação para um grupo cujo programa é um esforço expresso para converter judeus e não aceitar a validade do pacto judeu".

Em 2012, o presidente da Liga Anti-Difamação, Abraham Foxman, disse Político que a aparência do então candidato presidencial Rick Santorum em um evento organizado por outra organização judaica messiânica, o judeu messiânico Alliance of America, foi "insensível e ofensivo."

Rabino David Wolpe twittou sobre a aparência de Bush, dizendo: "Isso é irritante."

ShalomLife informa que o site do grupo messiânico tem uma porção semanal da Torá ", e apresenta links para comprar Judaica e livros como Cristo no Antigo Testamento.

Palestra de Bush em 14 de novembro está prevista para cobrir sua experiência Casa branca, e "compartilhar sua paixão para definir as pessoas livres."

Os pacotes de ingressos para o evento variam de US $ 100 a US $ 100.000, e incluem 20 convites para uma recepção VIP e seção de fotos com Bush, assim como dez cópias assinadas de sua decisão livro Pontos e passa para a Biblioteca Presidencial George W. Bush e Museu.

http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/173802
EditadoGostohá 10 horas

Carlos Alves
O proposito das pessoas de usarem o termo "messianico" é mostrar q a figura mostrada é o mashiach e nao o "cristo". Transmitindo a outras pessoas o carater judaico de uma figura q foi distorcida por uma fe cega, que abandonou a liderança de Yehudah e q passou a se basear em concilios. Nao estou defendendo conceitos distorcidos, so qro deixar isso claro. Devemos, com certeza, buscar avidamente a verdade sobre conceito biblicos q foram trocados por conceitos Helenicos, como: ceu e inferno, satan, mashiach, salvaçao e expiaçao. Nisto, concordo plenamente com o More Ventura. Tbm acho q quando foi falado sobre o judaismo messianico houve uma generalizaçao e uma enorme comparaçao com o cristianismo. E sobre a centralidade do mashiach, acho q o chave Jacob Galon esclareceu muito bem
EditadoGosto4há 10 horas

Leila Vallespi
Maravilhoso esclarecimento!!!
Gosto3há 10 horas

Cristiane Amar Al Bertolino
Rabino, eu estava falando sobre isso com um amigo judeu há alguns dias e mencionei a ele que há uma sinagoga no bairro do Belenzinho que se diz "sinagoga espírita". Ele me disse que, talvez, fosse um desses novos templos de "judaísmo messiânico", você conhece essa sinagoga? É só uma curiosidade...
EditadoGosto1há 10 horas

Gilberto Venturas
Não conheço, minha amiga Cristiane Amar Al Bertolino, mas apesar de respeitar a busca deles, não posso deixar de expressar a estranheza referente a esta vontade de juntar doutrinas que não podem estar juntas devido a contradição de seus pincípios - apesar de poderem conviver em Paz!  Salam! Shalom!
EditadoGosto11há 10 horas

Jacob Galon
Aguinaldo, nem todas as congregações messiânicas se originaram ou foram igrejas protestantes. Posso dizer que nós, aqui, não recebemos quaisquer desses 'fundos' do Bush (ou de alguma igreja que seja). Mas tenha certeza que, se recebêssemos algo do tipo, investiríamos não em programas para 'converter judeus', mas sim em cuidado e assistência para com os 'órfãos e as viúvas', que é o que de fato temos aprendido com a Torá. Abraços! 
Gosto8há 10 horas

Gilberto Venturas
Qualquer generalização sem conhecimento de causa é perigosa!
Gosto9há 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Compreendo Jacob Galon, mas o movimento Messiânico se originou de lá e veio para cá. E o dinheiro foi para o Instituto.
EditadoGostohá 10 horas

Sonia Roichman
Mas essa de querer cristianizar os judeus é asquerosa!!Esse é o problema dos evangélicos querer a conversão dos judeus!!Não curto a ignorancia desse povo!!O cristianismo nunca muda milhares de anos e continuam com a ladainha de que temos que aceitar Jesus seu Deus!!
Gosto1há 10 horas

Elizeu de Assis
Nem todas as sinagogas messianicas são paganizadas pelo cristianismo, acredito que vc generalizou um pouco... as instituições que tem seriedade não podem assumir uma culpa pela paganização de outras instituições.
Gosto1há 10 horas

Gabriel Ben Y'hudah
já que eles são cristão porque não se comporta igual a um judeus, sera que veio com defeito de fabrica...
Gostohá 10 horas

מרדכי חיים
Também meu repudio para os messiânicos\cristãos que vem com seus ensinamentos estranho a Torah, e não respeitam seu próximo, uma vez que: Apesar do conceito do Messias ser judaico, o judaísmo não é messiânico!!!......
EditadoGosto2há 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Não vejo problema de qualquer linha cristã abandonar o rito cristão e usar o rito judaico. Só não acho certo se denominarem judeus e fazer proselitismo sobre os judeus.
Gosto4há 10 horas

Edgar Durval de la Serna
Isso sim é esclarecedor... Didático até!
EditadoGosto1há 10 horas

Luiz Marinho
Com muito custo estou me despertando e saindo cristianismo, ajudei a formar um grupos em restauração do nome do Eterno aqui em Goiânia e sem denominação, mas sempre sou agredido por supostos judeus, contra o nosso grupo como se fôssemos missigelicos messianismo eu aprendi na igreja católica! ao in vez de nos ajudar. veja bem fui do movimento unicista e não me envergonho por ter sido, tenho eu culpa das mas zelas dos outros?
EditadoGostohá 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Se não fosse por Paulo, os cristãos seguiriam mais de perto o judaísmo.
EditadoGosto2há 9 horas

מרדכי חיים
Ao contrário senhor Aguinaldo W Dinazio...eles vem para fazer do judeu um prosélito .....ou seja levar para o messianismo
Gostohá 10 horas

מרדכי חיים
Eles não sabem se seguem o tal do Paulo ou o JC
Gostohá 10 horas

Edgar Durval de la Serna
Felicíssimo comentário, Aguinaldo!
Gostohá 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
entendo sua situação Luiz Marinho, mas já tivemos e temos muitos problemas de grupos que não agiram éticamente como o seu.
Gosto2há 10 horas

Carlos Alves
So lembrando q o chamado "cristianismo", nao é agora tal como foi no seu inicio. Passou a se chamar assim seculos depois e bem no inicio era composto em sua maioria por judeus e judeus zelosos da tradiçao e da Torah (ver Atos 21.20: "ouvindo eles isto, bendiziam ao Eterno, e lhes disseram: bem ves, irmao, quantos milhares de judeus ha que creem, e todos sao zelosos ta Torah.")
Gosto2há 10 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Todavia, aceitam Jesus como messias!
Gosto1há 10 horas

מרדכי חיים
Então que fiquem com ele sem trazerem coisas estranhas para nós q não condiz com os ensinamentos da torah....
Gosto1há 10 horas

Gabriel Ben Y'hudah
Constantino e Martinho lutero satanizou a a bíblia deles..
Gostohá 10 horas

Sandra Oliveira
Bom Moré muito bom!
Gostohá 10 horas

Jacob Galon
Sonia, realmente existem grupos assim, ou mesmo aqueles que subitamente e de maneira mais arrogante tentam passar a ideia de que são 'mais judeus' que os próprios judeus, o que é absurdo mesmo. Porém, o propósito dos grupos messiânicos 'sérios', por assim dizer, não é 'converter os judeus', mas sim uma busca pelas origens do 'cristianismo', no sentido de retomar as práticas dos primeiros cristãos, que claramente não eram o que se vê hoje. Nosso objetivo é 'voltar às raízes', raízes essas que entendemos 'judaicas' (em conceito) uma vez que os primeiros cristãos eram de origem judaica e mantinham uma vida pautada na Torá. Eu compreendo que os irmãos judeus vejam isso com aversão, e penso que é natural (eu também talvez visse do mesmo modo). Porém, não fazemos isso com o intuito de 'roubar' as tradições ou mesmo a identidade do judaísmo, muito menos para imitá-lo apenas como uma espécie de 'armadilha' para atrair judeus (como eu disse, sei que alguns infelizmente fazem isso, e nós acabamos 'pagando o pato' por essas atitudes). Simplesmente entendemos que esta é nossa 'origem', e é por esse motivo que devemos tratá-lo com imenso respeito e consideração, e não como uma 'arma' para objetivos escusos. Abraços!
Gosto3há 10 horas

Gosto1há 10 horas

מרדכי חיים
A doutrina More quer eles queiram ou não é que: Echad esta acima de tudo ...... o resto é resto ....até o messias vem depois
Gosto1há 10 horas

Carlos Alves
Concordo com a Sonia Roichman. Isso de querer converter o judeu a algo nao existe. Durante a historia do judaismo houveram varios "meshichin": Bar Korba, Akiva, Nachma, o Rebe, em fim, ha muitos outros. Judeu é judeu e nao tem q se "converter" a nada. Voce tem liberdade de crer em quem vc quiser, de achar q ele ja veio ou q ainda virá. Isto nao deve nos separar! O q nos une sao diversas coisas q temos em comum, por exemplo: O Eterno, Bendito seja Ele que é somente um, a Torah q é o nosso modo de vida, a nossa instruçao, o carater de HaShem q foi revelado a nós e que é eterna. Penso q esta questao do Mashiach sera uma revelaçao pessoal do Eterno para o seu povo, sem intervençao de terceiros.
EditadoGosto2há 9 horas

מרדכי חיים
É falta de respeito pelo semelhante, muitos deles vem sem perguntar e querem enfiar guela abaixo
Gosto1há 9 horas

Luiz Marinho
Yahshua não fudou outra denominação se fundou foi qual ?
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Bem lembrado dos demais "messias" Carlos Alves.
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Ele apenas cumpriu a lei da Torah.....
Gostohá 9 horas

Gilberto Venturas
Repito: Não generalizo e não condeno! Acredito na sinceridade da maioria e por isso ofereço o que posso de melhor! Amizade, informação e diálogo. Sem preconceito e discriminação!
Gosto9há 9 horas

מרדכי חיים
Que bom se eles pensassem assim, mas não pensam....
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Moré tem razão, muitas pessoas foram levadas ao erro pela falta e informação reinante no Brasil e até mesmo pelo entrincheiramento das comunidades judaicas que poderiam ajudar nos esclarecimentos.
Gosto1há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Então, os gringos pintam e bordam aqui!
Gostohá 9 horas

Luiz Marinho
ele foi um rabino e ensinou a obedecer a tora é só o que queremos! nada de outra religião etc!
Gostohá 9 horas

Sheila Mussio
Não concordar é apenas discordar e não desrespeitar. O problema é que a maioria dos messiânicos tem yeshua-jesus como mashiach, e ainda dizem que são judeus mais completos por que aceitaram yeshua-jesus. Um absurdo! Judaísmo é judaísmo, messiânico é cristão com práticas judaicas.
Gosto2há 9 horas

Jonathan Monzaine
Desculpa mas eu não tenho paciência, eu já prefiro logo um pensamento de Maiomônides:

"toda essa forçação de barra Messiânica deve ser refutada e aniquilada "
Gostohá 9 horas

Luiz Marinho
Tem quantos que sendo yehudim acredita em outros como Messias ou seja como o ungido da hora, porque agora desta descriminação?
Gostohá 9 horas

Carlos Felix Dos Santos
O respeito às crenças alheias, uma imposição do pluralismo cultural e religioso de nossa sociedade, só é verdadeiro e propiciador de um convívio saudável, harmonioso e pacífico, quando se desiste de procurar um eventual denominador comum entre elas, o que, quase sempre, descamba para a tão equivocada "teologia comparada", objecto da justa ira de meu querido amigo Rodolfo Penteado, e, ao contrário, tem-se em mente, com muita clareza e discernimento, as imensas e inconciliáveis diferenças entre elas, pois, afinal, são estas últimas que caracterizam cada fé que, não sendo a nossa, somos chamados a respeitar, desde que sem ecumenismos ou sincretismos, em consideração àqueles que as professam.
EditadoGosto1há 9 horas

Wagner Brito Rezende
Vai entender...
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Estamos em um pais democrata Jonathan, e devemos lembrar que os judeus europeus eram massacrados de uma forma ou outra criando ressentimentos fortes contra os católicos e protestantes, até mesmo o Rav Maimonides, de abençoada memória. A um ponto de judeus falarem absurdos dos não judeus.
EditadoGosto2há 9 horas

מרדכי חיים
O senhor Aguinaldo esta correto
Gostohá 9 horas

Jonathan Monzaine
Pega um vídeo de um pastor messiânico e TENTA assistir por 10 minutos - vcs vão ver um homem com um Talit nas costas e uma kipá, decendo a lenha no judaísmo como se eles focem os substitutos e estão implantando isso nas cabeças das pessoas inocentes!
Gosto2há 9 horas

Dinho Lima
Respeito é o caminho e ponto.
Gosto2há 9 horas

Gilberto Venturas
Refutar não é discriminar, nem ofender. Refutar é dialogar e PROPOR. No mais, se assumirmos um caminho agressivo, estaremos refutando nossa CULTURA DIALÓGICA E CONSTRUTIVA!
Gosto5há 9 horas

Alcides Jose de Castro
para retornarmos ao Eterno precisamos do messias.portanto estavamos longe Dele.. ?
Gostohá 9 horas

Yosef BenYosef
é errado generalizar as questões religiosas
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Isso q vc postou senhor Alcides não exite
Gostohá 9 horas

Jonathan Monzaine
Todos falam de respeito mas veja que os judeus estão ficando novamente contra parede !!
Gosto1há 9 horas

Rodolfo Penteado
"Se Messias em Grego é Cristo, Messiânico quer dizer... Cristão! Certo?"

Não. Quer dizer cristânico!

Certo, Daniel Volgan?
Gosto2há 9 horas

Jacob Galon
Embora eu fale 'de fora', penso que a colocação do Aguinaldo seja correta, Jonathan. Como bem colocado pelo Moré, e posso falar disso porque vejo 'de perto', existem pessoas sinceras no meio messiânico, e existem pessoas que entendem desse modo por questões pessoais (meu caso). Não seria correto promover uma espécie de Inquisição 'ao contrário' (não na prática violenta e cruel que foi, mas ideologicamente), colocando-se a perseguir essas pessoas por pensarem e 'crerem' desse modo, sendo muitas dessas pessoas descendentes daqueles então judeus que sofreram as barbáries promovidas pelo próprio cristianismo em nome de uma (ou várias) instituição.
Gosto3há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Jonathan Mozaine, tem pessoas que agem de má fé, mas não generalize.
Gosto1há 9 horas

Gilberto Venturas
Pra retornarmos ao Eterno Precisamos do Messias??? Não amigo... Precisamos retornar à nossa essência!!!
Gosto9há 9 horas

Rodolfo Penteado
Jonathan, aí por isso começa um monte de abobalhado atacar o cristianismo como um todo por conta de um filho da puta messiânico, é isso?
Gosto3há 9 horas

מרדכי חיים
Claro q não precisamos de messias algum.........precisamos sim da Torah...
EditadoGosto4há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
O cuidado que esta comunidades messiânicas devem ter é não entrar na linha do governo americano.
Gosto2há 9 horas

Jonathan Monzaine
Rodolfo tipo eu acho que os rabinos estão usando de sua sabedoria e bom senso pra respeitar essa tal "filosofia distorcida judaica dos messiânicos" e os judeus estão ficando encurralados !!
Gosto1há 9 horas

Jonathan Monzaine
Os messiânicos tbm devem respeitar algo que são eles que estão querendo aprender!!!!
Gosto1há 9 horas

Leonida Hillesheim
Eu já pertençi a um desses grupos, mas na realidade eles só querem usar tudo que é do judaismo, para se beneficiar. Seus discurssos são totalmente anti-semitas, os judeos estão sempre errados e eles certos, dos judeus só serve o lhes convém. Como eu seique tudo é permissão de Hashem, muitos que estão por lá acabam descobrindo a realidade da Toráh. Realmente lá tem coisas que causamdespreso.
Gosto3há 9 horas

Luiz Marinho
infelizmente por não ter o conhecimento devido as origem hebraica !
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Martinho Lutero também pensava assim só para se aproximar mas a real intenção era outra ............A conversão....
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Já estive em uma "sinagoga messiânica" no Bom retiro e nunca criticaram o judeus. Não a generalização.
Gosto3há 9 horas

Leonida Hillesheim
onde eu estive critacam e muito.
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Talvez la........e o senhor esteve apenas um vez....ql a real intenção ?
Gostohá 9 horas

Elizeu de Assis
Gostaria de saber qual é o termo correto? Só Judaísmo seria?
Gostohá 9 horas

Rodolfo Penteado
Primeiro que esse movimento cristânico (ficou ótimo esse nome) é o maior tiro no pé. Como a Leonida acabou de falar: a maioria entra nessa conversa e então descobre a Torá. Judaizam um número absurdo de cristãos prá cada judeu que supostamente cristianizam.

Claro que a origem é essa perversa que até o Mordechai comenta de Lutero, e nisso não são nada diferentes de Amalek.

O problema é quando os do lado de cá engolem a corda desses cristânicos, atacam cristãos e assim tornam todos os Judeus suscetíveis a um anti-semitismo.

Legal né?
Gosto3há 9 horas

Jonathan Monzaine
sinagoga messiânica ???? cara os pastores messiânicos chama todo mundo de Goy e como ele faz um minian se ele é pastor ???
Gosto2há 9 horas

Jacob Galon
E sou parte de uma congregação messiânica e posso dizer que nunca vi, ouvi ou, menos ainda, ensinei nada do tipo, Leonilda, muito pelo contrário. Temos muito, mas muito mesmo a aprender com os irmãos judeus, e quem dera pudéssemos fazer isso com respeito e diálogo (e falo da nossa própria parte mesmo). Infelizmente as atitudes de alguns messiânicos impossibilitam isso, mas o que importa é que saibam que realmente não são todos assim.
Gosto1há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Como há um tempo venho observando das sombras o modus operantes deste grupos, chego a conclusão que como não estão conseguindo converter os judeus e estão perdendo os anussim para outros grupos ou para o processo de conversão ao seio judaico, existem grupos que começaram a criticar os judeus.
Gosto2há 9 horas

Gilberto Venturas
No mais é MUITO IMPORTANTE RESSALTAR: A negativa de mts de nós em divulgar para o
Mundo os valores da Torah é uma das Gdes responsaveis pelo surgimento das vozes que tem falado no nosso lugar!!!
Gosto13há 9 horas

מרדכי חיים
Anussim é um judeu ele não é um guiur ou goy
Gosto3há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Os ortodoxos tradicionais, em especial os Haredi e Chabad consideram os anussim como goyim.
EditadoGostohá 9 horas

מרדכי חיים
Eles podem ate dizer .......mas a verdade nao é essa
Gosto2há 9 horas

Rodolfo Penteado
problema deles, Aguinaldo.
Gosto3há 9 horas

Dinho Lima
Jonathan Monzaine Para q caminho vc está indo querido amigo? Nós judeus já passamos por situações piores e quem mesmo veio em nosso favor? Repudio qualquer bandeira extremista q defenda uma causa sem sentido mesmo q essa bandeira seja judaica! Como o moré disse tem muita gente sincera no meio dos messiânicos e como o Aguinaldo disse não podemos generalizar.
Gosto5há 9 horas

מרדכי חיים
Já o livro 13 tribo
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
eles podem fazer parte da 13 tribo
Gostohá 9 horas

Luiz Marinho
eu visitei aqui em Goiânia a cina e sempre fala bem dos ortodoxo , mas vejo os sempre criticados por supostos judeus ate que ponto não sei, ai fico por entender a bagunça que da na cabeça do que querem converte e seguir a comunidade judaica, o pessoal que associou ao nosso aqui e em Brasilia hoje esta na ortodoxia com prazer !
Gostohá 9 horas

Gilberto Venturas
Querido amigo Jonathan Monzaine, respeitar as pessoas não quer dizer reconhecer a validade da doutrina e a melhor forma de mostrar suas falhas é DIALOGANDO e ARGUMENTANDO, sem ofender e afastar.
Gosto8há 9 horas

מרדכי חיים
O diálogo deve prevalecer sempre
Gosto2há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
A crítica sobre a CINA é porque eles se denominam judeus e não são, são de origem Adventista americana que decidiu seguir o rito judaico.
Gostohá 9 horas

Don Tiago Da Rocha Sales
Como seria bom ter Freud, z"l, só por uma semana aqui passando uma temporada em nossa Nação.
Talvez assim, ele conseguisse explicar o comportamento de alguns desta gente da Nação.
Ou não, né? A coisa anda tão complicada...
Bem, meu avô Abdias z"l, dentre tantas coisas que me ensinou, dizia o seguinte:
"Meu filho, agente só dá o que tem. Quem tem flores oferece flores, quem tem espinhos,
oferece espinhos".
E isto é uma tremenda de uma verdade.
Eu não sei o motivo pelo qual pretensos seguidores do "judaismo" pensam quando passam
sem se fazerem de rogado, por cima do conceito FUNDAMENTAL do Judaísmo, que é "não faça para outrem, aquilo que você não quer que seja feito para você".
Qualquer tentativa de prática judaica sem isto, ao menos para mim, não passa de mais um "ismo".
E nesse caso, um ismo detestável, deplorável, pois existem ismos aí muito melhores, neste sentido.
Quando um não quer, dois não brigam.
Os messiânicos, messigélicos, e todas as outras vertentes, quer meu amigo "defensor da Toráh" queira ou não, possuem o direito de crerem da forma como eles bem entenderem.
O judaísmo da Toráh, graças à Deus, à troncos e barrancos está aí há mais de 3 mil anos.
Entendo que algo assim, não tem necessidade que se prove nada para quem quer que seja.
"Ani maamin beemuná Shelemá beviat HaMashiach", e ponto final.
Quem crê que já o encontrou, que já o achou, que bom. Siga seu caminho. Eu, e outros tantos
milhões, ainda esperamos desejosamente todos os dias por ele.
Tenho amigos Padres, Pastores, Budistas, Babalorixás, etc. E engraçado, que ninguém deles
precisam provar nada para mim, porque apesar das grandes diferenças, TODOS TEMOS algo que nos une.
E quando a humanidade, porque HASHEM é PAI DE TODOS, ainda que alguns até tremam quando alguém afirma isto,
quando todos nós focarmos no que nos une, ao invés do que aquilo que nos separa, haverá REDENÇÃO.
O texto do Rabino Ventura é ótimo, e nunca tinha olhado por este ângulo.
Aos sábios de Toráh, tomem cuidado. Muito cuidado, porque Deus tem um filho primogênito sim, mas existem outros filhos, as outras Nações.
Diferentemente de nós, Deus é JUSTÍSSIMO E MISERICORDIOSO.
Gosto5há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Seus pastores começaram a se autodenominar morés ou rabinos.
Gosto2há 9 horas

מרדכי חיים
Com o conhecimento que eles tem acho difícil eles serem rabinos
Gostohá 9 horas

Irajá Segallio
Shalom, Morê ventura, concordo plenamente com o senhor, de forma simples, clara e objetiva explicou tudo.
Gosto1há 9 horas

Luiz Marinho
Sim conheço o líder deles, e venho acompanhado e pelo tempo que passa eles esta cada dia próximo de ser um realmente de voz é questão de tempo as escama vai caindo ! a 18 anos que venho pesquisando vários grupos missigelicos etc mas o Eterno esta fazendo acontecer !
Gosto1há 9 horas

Jacob Galon
A CINA surgiu aqui em Curitiba, Aguinaldo (realmente seguindo essa linha), na então 'Igreja de Deus do Sétimo Dia'. Conheço um pouco da história porque um dos 'fundadores' era de nossa comunidade e saiu por certas incompatibilidades. Se juntou a essa igreja e, de um tipo de mistura entre práticas do judaísmo ortodoxo e de antigas doutrinas da igreja, iniciaram a CINA. Enfim, essa é outra história.
Gosto2há 9 horas

David G. Bronstein
realmente não dá pra generalizar, eu mesmo tenho alguns amigos que são messianicos e nunca nenhum tentou me converter ou coisa assim.. eu sei que tem os que querem converter judeus e esses aparecem mais pq eles fazem mais alarde, mas não são todos assim mesmo
Gosto2há 9 horas

Luiz Marinho
E no meio diste grande reboliço os eleito esta acordando e retornado !acordando as 12 tribus !
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Olha com quem os adv estavam
Gostohá 9 horas

Gosto1há 9 horas

Davidson Castro
é isso aí. preciso eu mesmo a ser mais tolerante comigo mesmo.
Gostohá 9 horas

Osmar Cohen
O messias é um decendente do Rei Davi, que virá governar Israel, assim Israel voltará a ser um grande império como aconteceu com o Rei Davi
Gostohá 9 horas

Luiz Marinho
O mais importante é o agora com que esta se esta se esforçando pra seguir a torá o que importa o que foi ? deixa o lixa pra traz e segui ao Eterno!
Gostohá 9 horas

Rodolfo Penteado
Movimento até bem natural e se estudarmos toda a história do Cristianismo, de verdade, vamos perceber que isso é algo extremamente previsível.

A medida que as populações cristãs passaram a ler realmente a Bíblia, e especialmente por passarem a usar o texto massorético para compor seu chamado "antigo testamento", se aproximaram muito do Judaísmo, coisa que a Bíblia em latim e usando uma tradução grega do Tanach não permitia.

Depois quando criaram o conceito de "solo scriptura" se desamarraram completamente das suas próprias tradições cristãs, se apegaram mais ainda ao texto das Escrituras e procuraram, naturalmente, a tentar atenuar quaisquer discrepâncias entre suas vidas e o que dizia o livro que é referência pra suas vidas. Disso começam a surgir movimentos como os adventistas seguindo práticas judaicas. Disso a ter uma aproximação cada vez maior com o Judaísmo e procurar seguir as mesmas práticas foi mera evolução.

E como são crentes também nos valores cristãos, aquela coisa toda de salvação pela fé e divulgar a mensagens deles, somam as duas coisas e fazem esse proselitismo.

Nunca cristãos estiveram tão próximos de judeus como hoje e é muito provável que essa aproximação aumente ainda mais. Pontualmente, aqui e ali, com algum retrocesso (que pode sim descambar em anti-semitismo).
Gosto7há 9 horas

Luiz Marinho
Imagina se o príncipe cochem tivesse subido no trono naquela época , será quem seria o bode expiatório em?
EditadoGostohá 9 horas

Rodolfo Penteado
Israel nunca foi um grande império, nem mesmo império foi, Osmar. Israel sempre foi um pequeno reino com um breve momento de glória durante o reinado de Salomão.
Gosto3há 9 horas

Gostohá 9 horas

Luiz Marinho
kikkkkkk será quem que tira p pecado do mundo?
EditadoGosto1há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
ai começaram a brigar entre si e viraram dois reinos e forma destruídos pela desunião, que se repetiu na destruição do 2o templo
Gosto2há 9 horas

Rodolfo Penteado
a prece, a teshuvá e a caridade.
Gosto5há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Cabe aos humanos retirarem o pecado do mundo, retirando-os de si mesmos.
Gosto3há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
A Torah está ai!
Gosto4há 9 horas

מרדכי חיים
Mal informado
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
A guerra é interna, não externa!
Gosto2há 9 horas

Luiz Marinho
Sendo Moisés um homem ungido, agora é um povo ungido !
Gostohá 9 horas

Rodolfo Penteado
Moisés ungido? Que eu lembre, quem foi, foi Aharon.
Gosto4há 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
Se ele assim decidir!
Gostohá 9 horas

Junior Ourfali
Yeshayahu 43:11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Gosto3há 9 horas

Luiz Marinho
unção do Eterno!
Gostohá 9 horas

Rodolfo Penteado
onde diz? onde? onde? onde?
Gostohá 9 horas

מרדכי חיים
Echad........... Junior Ourfali
Gosto1há 9 horas

Jacob Galon
O perigo de essa 'aproximação' descambar em antissemitismo existe mesmo, Rodolfo, mas isso vai depender de como vemos as coisas (como nós, messiânicos, quero dizer). Sou só uma ínfima parte nisso tudo, mas no que depender de mim, o respeito e a admiração pelos irmãos judeus, em todos os aspectos, não vão deixar de existir nesse meio.
Gostohá 9 horas

Aguinaldo Wechesler Dinazio
ai está um problema dos cristãos, não se lê um versículo sozinho, mas todo o capítulo para se ter o contexto, como faz o judeu.
EditadoGosto3há 9 horas

Jonathan Monzaine
Dinho Lima eu sei dinho eu penso como vc pensa
Gosto2há 9 horas

Rodolfo Penteado
Na verdade, Jacob, não depende tanto assim de vocês não. Claro que pode ter um surtado com capacidade de liderança que leve as massas para um ódio anti-semita. Mas vejo esse problema realmente quando muitos dos que tem uma aproximação maior com o Judaísmo, sejam judeus ou gente que pretenda se converter, em nome de uma "defesa do Judaísmo" passa a agredir o cristianismo e a torná-lo objeto de chacota em um país de maioria cristã.

A meu ver esses movimentos de "judaísmo messianico" nem deveriam ser objeto de atenção por parte de Judeus. Pense o nonsense que seria lá pelos idos de 1500 durante a Reforma se Judeus tivessem tido uma postura semelhante para com os protestantes iniciais por estarem "judaizando" o cristianismo usando do texto massorético no lugar da septuaginta prá escrever suas Bíblias. O que isso hoje difere do que ocorreu séculos atrás?
Gosto7há 9 horas

David G. Bronstein
é o que eu falo Rodolfo, esse negócio aí de ficar atacando o cristianismo, especialmente as pessoas que estão no processo de conversão, é complicado.. é como se ficassem tentando se auto-afirmar, pra provar que que não tem mais nada a ver com cristianismo, só que na verdade não precisariam fazer nada disso.. e no fim o que podem acabar trazendo é só mais ódio e preconceito contra todos os judeus.. por isso eu tb acho que na verdade a gente não deveria dar muita importancia pra isso de messianicos, desde que sejam esses que tratam a gente com respeito, claro..
EditadoGosto4há 8 horas

Fábio Daroz
Pelo uso do termo "ungido" já dá pra distinguir entre o que é judaísmo e o que é cristianismo.
Gosto2há 8 horas

Rodolfo Penteado
Querem outra coisa que é bem provável que vejamos ainda nos próximos anos ou décadas? Todo o cristianismo usa para a definição da sua páscoa um critério criado pela Igreja Católica para diferir de Pessach e não se vincular ao calendário judaico.

Oficialmente, cristãos celebram a páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de março. Se a lua cheia foi no dia 21 de março, então o domingo seguinte a esse é a páscoa cristã e todo o calendário de todos os cristãos, sejam católicos ou não, vai depender disso. Igualmente se for lá por 15 de abril. A páscoa será no domingo depois disso.

O calendário judaico estabelece que todo o mês de Nissan precisa ser após o equinócio*. Assim temos uma lua nova antes dessa lua cheia. Desse modo em alguns anos, em uma média de uma vez a cada 8 anos, os cristãos celebram sua páscoa enquanto os Judeus estão a comemorar Purim (é irônico quando ainda por cima Purim cai na sexta feira que é dia de luto pro cristão).

Só que no processo de aproximação com as raízes judaicas e a desvinculação com Roma, todas as demais igrejas não católicas tendem a utilizar do calendário judaico. Cristânicos já fazem isso.

[Um detalhe estranho é que 14 de Nissan, dia que celebram como o dia da morte de Jesus, nunca caiu numa sexta]

* Isso, porém, passados 1700 anos desde a adoção do calendário metonico tem tido algumas falhas, ano passado houve um adiantamento que seria facilmente corrigido se o calendário estivesse submetido a um San'hedrin e não as regras fixas que colocaram o 13º mês necessário para ajustes para agora no presente ano.
EditadoGosto3há 8 horas

Vinícius Schlabitz
Existe um grupo, que é de onde tirei boa parte do que sei hoje... Acompanho o movimento e suas facetas... existem sim os inúmeros grupos que são sim messigélicos. que utilizam da forma exterior judaica. estes não entenderam o que é Teshuvá!
O Cristianismo desde o século 2, quando começou a ser liderado por gentios, começou a adotar heresias e paganismo. O Teshuvá a que me referí é justamente a oportunidade q a igreja cristã, muito através do movimento messiânico, tem atualmente de entender onde ocorreram erros, e concertar.
Gostohá 8 horas

Ermeson Ferreira de Lima
rabino eu acho que esse povo pode passar 300 anos mais não entra isso na cabeça de muitas pessoas eu sei que vc gosta de falar cautelosamente as respostas, eu te entendo mais e difícil o povo enter isso, eu vejo isso agora ao passa do tempo que ja venho estudando tive muitas discussão sobre isso hoje eu não comento mais nem discuto mais.
Gostohá 8 horas

Vinícius Schlabitz
Ah... e o debate está muito bom!
Gosto1há 8 horas

Rodolfo Penteado
David, atacam o cristianismo prá tentar purgar o que eles tem dentro de si.

Não querem provar que não são cristãos para outros. Querem provar para si mesmos.

Mas diz aí, se cospem com tanta virulência no cristianismo que um dia os acolheu, quem garante que não vão futuramente ser tão virulentos assim para com o Judaísmo?
Gosto9há 8 horas

Dinho Lima
Jonathan Monzaine Ufa! Se sentindo aliviado!! Hahaha!!
Gosto2há 8 horas

Ermeson Ferreira de Lima
pessoal pela grande historia que judaísmo tem não tem nada ver judaísmo com cristianismo se for para historia são totalmente diferente de pensamento mais D-eus e um só para todas pessoas independente de tudo.
Gosto2há 8 horas

David G. Bronstein
é verdade Rodolfo, isso é.. e esse é o meu medo, nada garante, pq as atitudes da pessoa dizem muito do que ela é.. mesmo que ela tenha motivos, esse tipo de postura agressiva é uma coisa que podem sim fazer o mesmo com o judaísmo se um dia acontece qualquer coisa que não agrade ela ou que a decepcione.. é complicado..
Gosto2há 8 horas

Gilberto Venturas
Cara Luciana, preste bem a atenção no post e em minha atuação em geral e verá que sua crítica não cabe aqui. No mais o ponto destacado não é a divindade de Cristo, mas a centralidade do messias.
Gosto3há 8 horas

David G. Bronstein
Luciana, desculpa mas esse judaísmo da unidade aí é do tal Marcos Abraão ou coisa assim, e eu sei pelos próprios amigos messianicos que esse é um daqueles que quer ser "mais judeu" que nós judeus, como o Jacob disse.. então acho que você não tá certa sobre isso
Gostohá 8 horas

Ermeson Ferreira de Lima
Luciano rabino ta certo.
Gostohá 8 horas

Ermeson Ferreira de Lima
mais com cuidado e analisar melhor.
Gosto1há 8 horas

Gilberto Venturas
Cara Luciana, nunca afastei ninguém. Sempre acolhi e independente das divergências continuarei acolhendo.
Gosto2há 8 horas

Elielton Brandão
Se aproximar ao máximo dos ensinamentos da Torá implica deixar pra trás os ensinamentos anteriores.
Gostohá 8 horas

Rodolfo Penteado
Um ponto que esses ultimos posts do rabino Venturas trás é que o foco do Judaísmo não é nada com mashiach algum. Por isso mesmo centralizar a discussão em torno desse ou daquele que é considerado mashiach por A ou B é afastar-se dos princípios do Judaísmo.

Também é notório que as discussões ao redor de mashiach sempre caem em uma situação onde são os adeptos do mashiach A contra os adeptos do mashiach B. Parece que puseram o Rebe de Chabad pra lutar MMA com Jesus num ringue, Shabatai Tzvi e Bar Kochba no outro e ao redor a multidão de fãs, partidários desse ou daquele. Além dos anti-esse e dos anti-aquele e dos que idealizam um mashiach como quem idealiza uma alma gemea pra casar.
Gosto6há 8 horas

Gilberto Venturas
Tempo para dialogar sempre consigo, mas nunca para impor minhas ideias e acusar. Dialogo é Amor, coragem e sinceridade.
Gosto5há 8 horas

Rodolfo Penteado
/\ condimentada com bem muito HUE HUE.
Gosto1há 8 horas

Luciano Tamanini
O judaísmo esta sim centrado no messias. a mais impotente doutrina no judaísmo e a vinda do messias e do seu reino, qdo só então haverá paz.para israel, na plenitude do eterno. Shalom.
Gostohá 8 horas

Elielton Brandão
O judaísmo não se centra no messias. O fundamental é a Torá.
Gostohá 8 horas

Rodolfo Penteado
Exato: IMPOTENTE. Porque não pode nada por si.

Além do mais, Luciano, que "doutrina" você tá falando? Isso é conceituar o Judaísmo como se esse "ismo" existisse também. O que há, de verdade mesmo, é apenas D-US, o Povo, a Torá. FIM. O resto, a conceituação filosófica, sempre transpôs limites, seja prá dizer que é uma nação, uma religião, uma etnia, lingua, raça ou qualquer coisa assim.
Gosto6há 8 horas

Gilberto Venturas
Eeeeeeeeeiiiiiiitaaaaaaaa!!!!
Gostohá 8 horas

Elielton Brandão
O judaísmo é a 'alma' da Civilização Hebraica.
Gostohá 8 horas

Gilberto Venturas
Ein Od Milvadô! Não há NADA além DELE!!!
Gosto5há 8 horas

Patricia Maia
Gostei da explicação!
Gosto1há 8 horas

Yasser Abdul-Rashid
Tolerância e respeito é tudo, né Gilberto Venturas?Sempre aprendendo com você.
Gosto1há 8 horas

Rodrigo Souza Coutinho
ótima explicação moré.
Gosto1há 8 horas

Rodolfo Penteado
Um bom exemplo do tanto que é centrado o Judaísmo em um messias é que sequer aparece algo sobre um messias na Torá. Não só isso, o próprio D-US é CONTRA Israel ter um rei.

E a Torá não trata de "dogmas", de "doutrina". Ela trata de leis para serem obedecidas, que o Povo concordou em acatá-las, tal e qual um contrato.

No que diz respeito a fé, a um sistema de crenças tal e qual uma religião, o Judaísmo sequer tem um sistema centralizado que defina. O modelo mais consagrado são os 13 princípios de Maimônides, esses aqui:

1 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o Criador e Guia de todas as criaturas, e apenas Ele, criou, cria e criará todas as coisas.

2 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é Único e que não há nenhuma unicidade como Ele; que somente Ele é nosso Deus, era, é e será.

3 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, não é corpóreo, não tem nenhuma propriedade antropomórfica, e não há absolutamente nada parecido com Ele.

4 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é primeiro e último.

5 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o único a Quem é apropriado rezarmos, e que não é apropriado rezar a mais ninguém.

6 — Eu acredito com plena fé que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.

7 — Eu acredito com plena fé que a profecia de Moshé (Moisés), nosso mestre, que esteja em paz, foi verdadeira, que ele foi o pai de todos os profetas, daqueles que o precederam como daqueles que o seguiram.

8 — Eu acredito com plena fé que toda a Torá que está em nossas mãos foi dada a Moisés, nosso mestre, que esteja em paz.

9 — Eu acredito com plena fé que esta Torá não será modificada nem haverá outra Torá dada pelo Criador, abençoado seja o Seu nome.

10 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, conhece todas as ações e todos os pensamentos dos seres humanos, como está escrito: “É Ele quem forma os corações de todos, Quem percebe todas as suas ações” (Salmos 33:15).

11 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, recompensa aqueles que guardam Seus mandamentos, e pune aqueles que os transgridem.

12 — Eu acredito com plena fé na vinda de Mashiach (Messias), e ainda que possa tardar, mesmo assim espero a cada dia pela sua vinda.

13 — Eu acredito com plena fé que haverá a ressurreição dos mortos no momento que assim o desejar nosso Criador, abençoado seja o Seu nome, exaltada seja a Sua lembrança para todo o sempre.

Onde dos 13, apenas UM fala do messias, que sequer o coloca como algo urgente, bota como alguém que vai tardar, e que ainda por cima não passa uma breve preparação para algo maior, o Olam HaBá, que consta no princípio seguinte.

5 dos principios tratam exclusivamente da natureza de D-US. 3 falam dos profetas, sendo 2 especialmente dedicados a falar de Moisés. Outros 2 falam da Torá e outros 2 falam da relação de D-US conosco.

Tudo isso é posto com maior presença e anteriormente a alguma menção sobre um messias por Maimonides. Onde está a centralidade do messias pro Povo Judeu?
Gosto7há 8 horas

L Gustavo Sousa
Sempre sábias palavras More Ventura. Sua linha de raciocínio é lógica e muito prudente. Tenho uma grande vontade de adicionar minhas palavras para contribuição, porém eu não poderia dividir uma honra de palavras tão racionais.

É muito bom tê-lo como amigo, e porque não dizer irmão. Afinal de contas, temos um mesmo D'us como Criador, Pai e Senhor! Shalom!!
EditadoGostohá 8 horas

Doralice Rosendo
m.ventura seus comentarios sao mt bons aprendo mt com eles pratico o judaismo e
Gosto1há 8 horas

Gostohá 8 horas

Doralice Rosendo
tenho otimos amigos cristaos afinal temos q viver em democracia .
Gostohá 8 horas

Felipe Rosenberg
Logo, mais razões porque judeus não acreditam e em Jesus: http://www.chabad.org.br/interativo/faq/n_cre.html
Gostohá 8 horas

Gabriel Machado Costa
"perdão dos pecados e a salvação do Inferno Eterno" oq? virou catolicismo, inferno faz parte da teologia católica, e nem faz parte do novo testamento, o NT usa 2 termos que seria Hades(Sheol) e Geena(Guehinom), nada a ver com inferno eterno, o mashia'ch nos livra dos nossos pecados nos tornando nova criatur, nos fazendo se lembra de seu sacrifício, e não ha um a centralidade messiânica o centro da fé é YHVH
Gosto1há 8 horas

Gabriel Machado Costa
é cristianismo era uma das 3 primeiras "seitas" que existia dos seguidores dos ensinos de Rav Yeshua assim como os ebionitas e os nazarenos
Gosto1há 7 horas

Marcos Paulo
E o que vejo são apenas e enormes contradições!
Gosto1há 7 horas

Gostohá 7 horas

Daniel Volgan
Caro Rodolfo Penteado, depois de consultar os universitários, o computador Watson (https://en.wikipedia.org/wiki/Watson_%28computer%29) e o primo Je (Jesus) em pessoa no chá que tomamos hoje a tarde, parece que sua análise procede.
EditadoGosto1há 7 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Penso que a maior dificuldade entre Cristãos e Judeus não é a questão do Messias, mas sim as questões relacionadas a Deus: unidade X trindade, e a questão da encarnação.

Para os Cristãos, Deus como pai tem um filho tão Eterno quanto Ele visto que para Deus ser pai eternamente (ninguém pode acrescentar nada a Deus) este teria de ter um filho eternamente também. Como não poderia haver dois eternos, eles seriam um só em essência. O filho, entendido como Deus, chamado de "o Verbo ou a Palavra" (Uma forma de justificar que Deus criou e ainda cria tudo pela sua palavra), se encarnou, assumindo não somente a forma de homem, mas a totalidade do ser homem. 100% divino e 100% humano, ao mesmo tempo, sem diminuição de nenhuma das naturezas.

Para os Judeus, Deus, jamais se encarna reduzindo-se e se limitando a forma humana, visto que tudo dentro da criação é limitado e finito, tem um começo e um fim, portanto não englobaria a totalidade da divindade, pois o divino está além e é transcendente a tudo. Na própria Torá é recomendado que o homem não pense que a divindade tem alguma forma conhecida. Além do mais o 3º dos 13 princípios de Maimonides trás a afirmação: "Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que está isento de qualquer propriedade antropomórfica."

Em todas as culturas, as divindades foram associadas ao que de mais superior o homem valorizava, vemos portanto associações antropomórfica por todo o mundo antigo. Vale lembrar que no texto bíblico o bezerro de ouro foi uma dessas representações de força que os homens valorizavam. O nomearam como se fosse o Eterno, mas era a representação do boi egípcio. Sua destruição nos ensina que Deus não se representa por meio de formas e elementos limitados criados ou imaginados pelo homem.

Quanto ao Judaísmo ser messiânico, penso que o seja, visto existir a esperança de que, um dia, o Mashiach virá ("Creio plenamente na vinda do Mashiach (Messias) e, embora ele possa demorar, aguardo todos os dias a sua chegada." 12ª princípios do Judaísmo de Maimônides).

Quanto ao "judaísmo messiânico" ser cristão, definitivamente, não o é, pois em parte nega os fundamentos básicos do Cristianismo oficial reconhecido como dogmas por vários grupos cristãos ao longo da história. Teologicamente, o "judaísmo messiânico" seria uma seita tanto do cristianismo quanto do judaísmo. Para esclarecimento, a definição de seita associa a separação, segregação caminhando para uma espécie de separatismo onde a razão está sempre em si, jamais nos outros.

A última, filho de mãe judia é judeu. Em meio ao "judaísmo messiânico" existem alguns verdadeiros judeus. Isso não muda sua judaicidade, mesmo que fossem ateus ou pertencentes a outros grupos religiosos. Lembre-se descordar é diferente de diminuir!
Gosto3há 7 horas

Renato Mendes
Boa Noite a Todos
Gostaria de entender, foi usado o termo Messias sendo Cristo em grego, porem o termo é invertido, pois a espera do Messias é judaica e não grega. Seria Cristo é Messias.
Assim encontramos o erro grego em que há uma centralização do Messias e conforme já mencionado :
“O Messias deve ser somente uma conseqüência de nossa elevação espiritual - cumprimento dos mandamentos - e retorno ao Eterno.”
Então para o Judaísmo, Judaísmo Messiânico e Cristão , deveria ter a idéia do Messias como instrumento do eterno para uma verdadeira Teshuva ( Retorno ao eterno )
Assim Entendo que o Judaísmo é Messiânico seja ainda em sua vinda Primeira ou Segunda.
Gosto1há 7 horas

JA Machado Correa
Se o conceito do messias ser Judaico, o Judaísmo não é messiânico? O Judeu que aguarda a vinda do messias, ele é o que? Ele pode não ter aceitado Yeshua (Jesus) como o messias, mas se ele espera a vinda do messias, não seria ele um Judeu messiânico?? É como você falou More Ventura, o Messias deve ser uma consequência de nossa elevação espiritual - cumprimento dos mandamentos - e retorno ao Eterno. É o que ele fez em minha vida, (que no meu caso creio em Yeshua como o messias) e na vida de muitos Judeus e não Judeus, retorno ao Pai e seus mandamentos. E acerca de alguns comentários, Yeshua não veio fundar uma nova religião, e muito menos abolir a torah como muitos tem ensinado por ai, ele foi um bom Judeu, viveu como um bom Judeu praticante da torah, assim como os seus talmidim, incluindo Sha'ul, o que mais é detonado como uns dos transgressor da torah. Parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido para com as pessoas. A fé sem obra é morta.
EditadoGosto1há 7 horas

Ezequiel Stopa
RAIMUNDO AQUI NESTE VERSO DIZ QUE ELE TEM UM FILHO. COMO SE EXPLICA ISSO? VEJA:=Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Provérbios 30:4
Gostohá 7 horas

Myriam Broitman
Bem, sou judia, meus filhos são judeus e em minha família tenho parentes maronitas(árabes cristãos), católicos, espíritas e uns poucos evangélicos, e todos se respeitam apesar das diferenças, e ninguém tenta desrespeitar o outro nem se apoderar ou modificar a fé do outro. Meu filho fez Bar Mitzvá em uma Sinagoga ortodoxa. Fez Brit Milá, e estudou por 3 anos e meio para o Bar Mitzva. Somos oriundos de sobreviventes do Campo de Concentração de Treblinka e Auschwitz(Polônia) e de Lipkun, cidade quase totalmente destruída pelos russos em diversos pogroms(invasões com chacinas de judeus e incêndios). Meu povo passou por 8 diásporas e vagou pelo mundo graças a milhares de perseguições e massacres sofridos por quase 6.000 anos de existência, piorando bastante depois que os romanos crucificaram Jesus e nos imputaram a culpa. E mais porrada levamos. Inquisição, anti-semitismo, perseguição, assassinatos em massa, 2ª guerra mundial, etc e tal...e continuamos seguindo graças a nossa fé, que se confunde com a própria origem do nosso povo. E continuamos lutando, com o sacrifício de milhões, para voltarmos para a nossa terra, a Terra de Israel. E continuamos judeus e só. Em nenhum momento desvalorizamos a imagem ou negamos a existência de Jesus, mas ele não é o nosso Messias, pois que o Mashiach, segundo os mais religiosos ainda não chegou. Não sou religiosa ortodoxa e respeito os evangélicos, e só gostaria que os evangélicos e os que se dizem "messiânicos" por favor nos respeitassem e respeitassem nossos símbolos e nossas tradições. Vários messiânicos já tentaram me "converter", mas educadamente recusei o convite, repetitivo às vezes. Saibam que para ser um judeu basta converter-se dentro da halachá, e isto é difícil sim, porque é preciso entender e internalizar que ser judeu é muito, mas muito difícil. Portanto, não basta comprar uma kipá e um Talit numa loja qualquer e achar que assim tá resolvido, pronto "já sou judeu". Ser judeu não é pegar um shofar e colocar debaixo do braço e posar pra fotos no facebook, comprar uma caixa de matzá e uma garrafa de vinho israelense e falar no melhor estilo "decoreba tati-bitate" trechos de rezas sem sentido e dizer que fala hebraico bíblico. Hebraico é o idioma falado em Israel há 60 e poucos anos, Graças a D'us. Ser judeu não é cobrir-se com "badulaques judaicos". É entender o porquê do aperto das cordas do Tefilin e o porquê do acendimento das velas do Shabat, e os significados dos diferentes toques do Shofar, que chora com as lágrimas e o sangue derramado de 6000 anos de um povo. Ser judeu é jamais desistir, mesmo sendo xingado na rua, na escola, no trabalho e ser alvo de todo tipo de malucos e assassinos apenas por ter a fé judaica e por não ter Jesus como o seu Messias há 2014 anos. É carregar o peso disto tudo e dos braços com números tatuados como gado para o abate. Resumo da ópera: cada um no seu quadrado, se respeitando...não existe Judaísmo messiânico, haja vista que o Judaísmo não aceita Jesus como Messias e é só isso.
Gosto1há 7 horas

Daniel Volgan
Galera, que coisa feia, gente grande esperando a volta de um salvador. No caso da Louis Lane e da bela adormecida deu certo, mas foi sorte (ainda mais um ET fortão e um príncipe!!)... Bora tocar a vida p frente, com a cara e a coragem. Conte com sua família, com seus amigos, colegas e, mais importante, confie em você mesmo. Abs.
EditadoGosto1há 7 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Ezequiel Stopa o senhor não entendeu o que escrevi. Não estou defendendo A ou B, partes de argumentos cristãos e Judaicos foram expostos cada grupo julgue o que está de acordo com o seu entendimento.
Deus é pai e mãe de todos!
Mesmo assim, lhe proporei uma resposta! Se é verdadeira Deus o sabe! Eu sou limitado para ter certezas.
Gostohá 7 horas

Elielton Brandão
O problema não é ser cristão ou ser judeu. A questão é respeitar as diferenças. De modo que a desavença seja evitada. Quando pararem de enaltecer os 'erros' da religião do outro e buscarem apenas viver sua crença, teremos uma sociedade melhor, e mais harmoniosa.
Gosto2há 7 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
O Mashiach é Mashiach para toda humanidade!
Gostohá 7 horas

Ezequiel Stopa
ACHO QUE AS ESCRITURAS É PARA SER DEBATIDAS SIM, ONDE ESTIVER MAIS RASÃO SEJA LOUVADO TAL VERSOS, SEM OFENSAS PESSOAIS SENHORA MYRYAM.
Gostohá 7 horas

Roberto Koc
Para mim, isso e briga de cachorro grande, to fora......
Gostohá 7 horas

Gilberto Venturas
Não amigo!!!! Isto não pode ser confundido! No judaísmo o Mashiach não tem a função de salvar a alma do pecador. Esta função é de cada um de nós, através de nossas ações. No mais, o judaísmo não tem como ponto central esta dinâmica de salvação através do messias e portanto não pode ser chamado de messiânico. Quer colocar algo como central no judaísmo? Coloque os 613 mandamentos. esta é a grande diferença e não "quem" ou "como".
Gosto3há 7 horas

Daniel Volgan
Uns votam no Mashiach, outros no Xesus, outros no Alá, outros no Buda, e tem uma centena por ai. Quando eles se reunirem e decidirem quem é o titular e avisarem de forma inequívoca o resto do planeta, eu prefiro ficar na minha e não torcer ou fazer campanha p ninguém. Prá que discutir?
EditadoGosto2há 7 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Concordo Ezequiel Stoma, só discordo da questão da razão. O homem jamais terá razão de algo visto que seus pensamentos são limitados e suas interpretações imperfeitas.
Gostohá 7 horas

Ezequiel Stopa
O DIFÍCIL É QUE QUANDO UM CRISTÃO FALA ALGO NA ESCRITURA QUE APERTA O JUDEU, ELES DIZEM SER OFENSAS, E ASSIM TAMBÉM É O CRISTÃO, DESSA FORMA NINGUÉM ALCANÇARÁ VERDADES DO CRIADOR, E FICAM FINGINDO .
Gostohá 7 horas

Myriam Broitman
Sr. Ezequiel Stopa, acho que o sr. não entendeu o que eu disse. Em nenhum momento eu falei em debate, nem ao menos na palavra "debate". Entendo que fui contundente e direta, mas se estou aqui é para debater e não tenho medo de "aperto" como o sr. falou acima. Só não quero que haja desrespeito com a religião judaica, que é a minha religião.
Gosto2há 6 horas

Myriam Broitman
E mais, acredito que por aqui não haja ninguém fingindo ou brincando, pois somos todos adultos e não estamos aqui nos prestando à troças ou traquinagens de criança, pois o assunto é sério.
Gosto1há 6 horas

Ezequiel Stopa
NÃO ENTENDI SENHORA MIRYAM DISSE QUE NÃO ERA DA RELIGIÃO JUDAICA AGORA DIZ QUE É?
Gostohá 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
A questão da necessidade de salvação para o cristianismo, e consequentemente, a necessidade de um salvador, deriva do entendimento de que a humanidade caiu em depravação no Éden por meio de Adão tornando-se incapaz de chegar a Deus novamente. Necessitando de uma intervenção do próprio Deus para fazer o homem voltar a comunhão com o próprio Deus. Esse pensamento não é compartilhado pelo Judaísmo. Cumprir os mandamentos 613 para os judeus e os 7 para o resto da humanidade é suficiente.
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Tenho uma sugestão, o Srs. podem discutir a questão no Octagon, aquele que sair sem o olho roxo escolhe qual Deus é o bacana (pode ser uma pelada na praia tb). Pelo menos a gente se diverte um pouco. 
Gosto3há 6 horas

Myriam Broitman
Sr. Ezequiel Stopa eu disse no meu gigantesco post que sou judia e meus filhos são judeus, leia com mais atenção para não causar constrangimentos, por gentileza.
EditadoGosto3há 6 horas

Myriam Broitman
Sou judia de pai e mãe e o que restou de minha família mora em Israel.
Gosto2há 6 horas

Daniel Volgan
Myriam Broitman, juro que achei que era Coreana...haha
Gosto1há 6 horas

Elielton Brandão
Quando se enaltece os 'erros' das crenças dos outros, ofensas de ambos os lados podem ser consequencias.
Gostohá 6 horas

Myriam Broitman
kkkkkkkkkkkkk, obrigada pelo esclarecimento, Daniel Volgan!
EditadoGostohá 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Daniel Volgan > Não precisamos de uma arena bestial reprodução da Roma Antiga. Todos os que aqui estão são educados o suficiente para debater temas respeitando uns aos outros.
Gostohá 6 horas

Marcos Paulo
Infelizmente ainda não cheguei neste nivel de respeitar as diferenças de uma religião que durante 2 mil anos pregou a destruição do povo judeu e seus costumes, onde seus principais fundadores modernos diziam escancaradamente para matar, roubar e destruir os judeus, onde a igreja catolica instituição mais importante cristã, afirmava a tão pouco tem que Jerusalem, Nunca deveria ser de domínio judeu. Desculpe, mas não aceito essa denominação de "messiânicos que estão buscando, de modo sincero, o seu caminho,.."
EditadoGosto2há 6 horas

Daniel Volgan
Ah sim, respeito às pessoas sempre, às idéias ridículas não creio...
Gosto3há 6 horas

Ezequiel Stopa
EU RESPEITO TODO O SER HUMANO, MAIS CREIO QUE Á UM SÓ CRIADOR, E NÃO DEIXAREI DE RESPEITÁ-LO PARA RESPEITAR O HOMEM, E POR ISSO EU ACHO QUE AS ESCRITURAS SENDO A PALAVRA DELE, TEM QUE SER DISCUTIDAS PARA SER ENTENDIDAS.
Gosto2há 6 horas

Elielton Brandão
Respeitar as pessoas... mas quando se diz na cara delas que a crença delas está 'errada', não está-se a desrespeitá-las?
EditadoGosto3há 6 horas

Daniel Volgan
Comecemos do começo, mostre a legitimidade das escrituras (falseando, claro, as outras existentes) e ai começamos a conversa de gente grande.
Gosto1há 6 horas

Myriam Broitman
Acho que esta discussão vai longe...
Gosto2há 6 horas

Ezequiel Stopa
EU DISSE DISCUTIR NAS ESCRITURAS, ELAS É QUE VAI DIZER QUEM TEM A RASÃO.
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Entendi, é tipo um clube do livro, vcs lêem o mesmo livro e vão discutir o que cada um entendeu. Não deixa de ser bacana.
Gosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Não, só tô pondo um pouco de fogo... 
Gosto1há 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Elielton Brandão sua crença serve somente para você e não para os outros. Quem diz que você está errado, sem apresentar argumentos para que, por meio da reflexão e julgamento próprio, você possa reavaliar sua crença, é um ignorante.
Gosto1há 6 horas

Ezequiel Stopa
EU PENSO ASSIM DANIEL, AGORA SE ALGUÉM NÃO ACREDITA PELO MENOS EM UM POUCO DO QUE ESTA ESCRITO NAS ESCRITURAS, NÃO DEVA ENCARAR.
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Opa, opa, xingar não vale, ao invés de ignorante tem q dizer "lhe falta algum conhecimento sobre o tema..."
EditadoGosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Do meu lado a discussão pega de outro ângulo, mas continua sendo divertida.
Gosto1há 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Ignorante é uma pessoa que não tem conhecimento de algo. Não falo de forma pejorativa!
Gosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Tá certo, essa passa...hehe
EditadoGosto1há 6 horas

Elielton Brandão
Creio que o foco não deveria ser o 'erro' ou o 'acerto'. Nem as falas: 'estou certo', 'você está errado'. Podemos focar em coisas bem mais construtivas neste mundo.
EditadoGostohá 6 horas

Daniel Volgan
Já é um bom começo e aumenta a credibilidade né Marcos Paulo
Gosto1há 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Ignorante refere-se a quem ignora algo ou por desprezo ou por falta de conhecimento. Não é xingamento, nunca foi!
Gostohá 6 horas

Ezequiel Stopa
JÁ QUE FALO EM MEIO AOS SÁBIOS, PERGUNTO VOS: POR QUE HOUVE TRÊS DIAS SEM QUE HOUVESSE O SOL? VISTO SER O SOL O MARCADOR DO DIA ? POIS O ETERNO SÓ FEZ O SOL NO QUARTO DIA!!!
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
É, aparece num barzinho da periferia e diga em voz alta que todo mundo ali é ignorante para ver como eles vão ficar lisonjeados...
Gosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Vc bebeu Ezequiel? Espera um pouco se for dirigir...
Gostohá 6 horas

Ezequiel Stopa
ISSO NÃO É RESPOSTA DE QUEM CONHECE AS ESCRITURAS DANIEL?
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Eu conheço ciência querido Ezequiel...
Gosto1há 6 horas

Ezequiel Stopa
ESTOU FALANDO DE ESCRITURA SENHOR DANIEL, TALVEZ SERIA INCAPAZ DE RESPONDER-ME.
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Não perco meu tempo com mitologia (a não ser nas horas de lazer, que honestamente me faltam)
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
No alcorão tb dizem que o profeta Maomé subiu aos céus em um cavalo alado, o Sr. acredita nisso?
Gosto1há 6 horas

Ezequiel Stopa
ACHO QUE PERDEU TODO O QUE ESCREVEU SENHOR DANIEL, SENDO ESTA A SUA RESPOSTA, POIS EU FIZ A PERGUNTA AOS CONHECEDORES DAS ESCRITURAS.
EditadoGostohá 6 horas

Rodolfo Penteado
Daniel, esquecesse da Fiona, apesar de que de cara ela se frustrou, afinal ela queria que o Encantado e terminou com o Shrek. Mas depois se acostumou.
Gosto2há 6 horas

Paulo Lins
Onde na Torah fala de salvação? Por favor, me apontem aonde! Mais uma vez: Precisamos ser salvos do que? A Torah fala na crença no D'US UM E ÚNICO (sem qualquer limite e definição, mas que com certeza tudo, inclusive o que entendemos de mal*, vem DELE - É A ÚNICA FORÇA, sem qualquer rival/oponente/contrário/intermediário/hospedeiro), de escolha, reparação, reconciliação, elevação e herança, de Estatuto e Mandamentos, boa conduta (que tem tudo a ver com as 613 mitzvot), Kashrut, do mundo atual, mundo vindouro e papéis (responsabilidades) de todas as criaturas (da criação). No mais, é tudo, e respeito todas as crenças, menos Judaísmo. *- O mal é uma escolha. O bem é o fim.
EditadoGosto3há 6 horas

Daniel Volgan
Tá certo, quando forem discutir sobre os X-MEN me chamem. Desses eu manjo mais.
EditadoGosto1há 6 horas

Ezequiel Stopa
PELO VISTO SÓ SABEM PERGUNTAR, MAIS RESPOSTA NADA, NINGUÉM QUIZ RESPONDER A MINHA PERGUNTA.
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
A tal dos 3 dias sem sol?
Gostohá 6 horas

Ezequiel Stopa
CORRETO.
Gostohá 6 horas

Elielton Brandão
Desejo iluminação para vocês ( a do sol tá valendo, rsrs), que tudo fique cristalino ( e ensolarado também)...
Gostohá 6 horas

Daniel Volgan
Sei lá, não sou o Neil deGrasse Tyson. Mas que centro de cosmologia verificou esse fenomeno?
Gosto1há 6 horas

Gilberto Venturas
epa! Foi só eu sair pra dar uma aula e... kkkk! Galera... De boa!!!! Não vamos ceder à tentação!!! Xega di Briga!!!!
Gosto2há 6 horas

Ezequiel Stopa
ME DESPEÇO SHALOM A TODOS VOS SÁBIOS.
Gosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Tá divertido 
Gostohá 6 horas

Raimundo Nonato Martins Junior
Ezequiel Stopa, o senhor leu o texto de Provérbios 30 todo? Acredito que não. O Autor dos provérbios não está no verso 4 afirmando que quem subiu aos ceus ou desceu dele, tem um filho. De modo algum!

Veja que no versos 2 e 3 o autor reconhece sua própria ignorância e questiona no verso 4 seus limites quando pergunta "quem". Com isso, afirma que aquele que tem a sabedoria é este "quem". Se ele fosse esse "quem" seria sábio por ser capaz de realizar os feitos de subir e descer dos seus, controlar os ventos e as águas, estabelecer os fundamentos da terra.

O verso 4 faz alusão a Deus, que seria o sujeito indeterminado da oração, contudo em relação ao restante do texto é mais um objeto de retórica do que uma afirmação dogmática.

Quanto a "filho", o terno está escrito no texto hebraico. O que não muda nada visto que a figura utilizada é de um rei sábio que, se não fosse conhecido por sua sabedoria, poderia ser conhecido por meio do seu herdeiro.

Alusões a parte serve como figura aos dogmas do cristianismo, mas não obriga a ser entendido desta forma visto que por meio de tipificações poderia se aplicar o texto a qualquer associação entre um rei divino e um herdeiro deste. Observo que quase todos os deuses antigos estão associados a um rei e um herdeiro.
Gosto1há 6 horas

Daniel Volgan
Grande Ezequiel, c sabe que só tô provocando né, no bom sentido? Valeu pela discussão, abs.
Gostohá 6 horas

Myriam Broitman
Shavua tov, chevre
Gosto1há 6 horas

Mensagens populares