Os judeus dizem que Jesus não é o Messias porque é descendente de JECONIAS?
TEOLOGIA JUDAICA
Os judeus dizem que Jesus não é o Messias porque é descendente de JECONIAS?
A Bíblia diz que Deus amaldiçoou a JECONIAS, que consta na genealogia de Jesus, afirmando que dele ninguém jamais assentar-se-ia no trono de David.
TEOLOGIA CRISTÃ
No Evangelho de Lucas encontramos uma genealogia do Senhor Jesus, a partir de Maria. Esta judia era descendente de David, mas através do seu filho Natã ao invés de Salomão. Assim, Jesus Cristo não foi descendente natural do rei Jeconias, conforme a palavra do SENHOR a ele, devido à sua maldade. (Jeremias 22:24,30).
TEOLOGIA JUDAICA
Jesus é filho de José ou de Maria concebeu virgem ? Se Maria concebeu virgem, como Ele poderia ser da descendência de David por parte de José? Por adopção?
Não há base bíblica para a adoção nestes casos. Um pai não pode passar a sua
linha tribal por adoção. Um sacerdote que adota um filho de outra tribo
não pode fazer dele um sacerdote por adoção. Mas, suponhamos que tenha
havido a adoção. Mesmo assim, José não poderia dar a Jesus o que ele
mesmo não tinha. José é descendente de Jeconias (Mateus 1:11-16). E
daí?
E daí que os escritores cristãos esqueceram que isto fez José cair
na maldição do Eterno que prevê que nenhum dos descendentes de Jeconias
se sentaria como rei no trono de David. (Jeremias 22:30, 36:30). Ora, o Messias será necessariamente um rei descendente do Rei David e de Salomão.
Outra questão: não há provas de que Maria descende de David. Mesmo que se
pudesse comprovar que Maria é descendente de David, a filiação tribal
nos tempos antigos dava-se através do pai e não através da mãe conforme
previsto em Números 1:18 e Esdras 2:59. Se Jesus não tinha pai humano,
como ficaria então a questão da filiação?
Suponhamos que por uma generosidade do Eterno a linhagem tribal de José pudesse
ser transferida a Jesus por “afinidade”. Em qualquer caso, como José é
descendente de Jeconias, Jesus
não poderia ser o messias por causa da
maldição prevista para
os descendentes de
Jeconias
(Jeremias 22:30 e
(Jeremias 22:30 e
36:30).
Requesitos para o Messias Judaico
1-) SER UM DESCENDENTE DO REI DAVID
2-) SER UM PROFETA
3-) SER UM ERUDITO E OBSERVADOR DA TORAH
4-) TRAZER A PAZ MUNDIAL
5-) RECONSTRUIR O TEMPLO SAGRADO EM JERUSALÉM
6-) TRAZER CONHECIMENTO UNIVERSAL AO VERDADEIRO DEUS.
1-) SER UM DESCENDENTE DO REI DAVID
Muitos alegam que Jesus cumpriu essa profecia, mas via de regra isto não corresponde aos fatos, partimos do princípio que seria muito fácil para alguém escrever um evangelho 100 anos depois alegando que determinado personagem era filho de David, ainda mais sendo aquele periodo histórico conturbado, tornando-se impossível qualquer averiguação, mas para que o debate possa fluir consideremos os relatos das genealogias do NT como históricos e documentos "confiáveis", analisaremos então os dois relatos, Mateus e Lucas e as suas descrepancias internas e externas, colocarei as minhas constatações em forma de questionamentos para serem solucionadas pelos defensores de Jesus como Ben Davi.
A-) Mateus Afirma que Jesus era descendente de Salomão, Lucas Afirma que ele era descendente de Natan, então logo chegamos a primeira encrusilhada, Natan ou Salomão?
B-) Muitos "judeus" messiânicos afirmam que tratam-se de duas genealogias diferentes, uma de José e outra de Maria, isto explicaria até o "nome trocado" do avô de Jesus (rsrsrsrs) que são diferentes nas duas genealogias, considerando isto como verdade, porque a Genealogia de Lucas é 630 anos maior que a de Mateus abrangendo o mesmo período de Abraão até Jesus?
C-) Atendo-se apenas a estes dados podemos ver que pelo menos uma das duas são incorretas, o que já invalidaria o livro (Novo Testamento) como um todo, então pergunto qual das duas é a correta?
D-) Ainda dando crédito, crendo que uma delas é a correta, analisaremos individualmente cada uma delas, para vermos se isoladamente elas são gabaritadas para conceder o messianato para Jesus: Mateus afirma que entre os ancestrais de Jesus encontra-se um homem chamado Jeconias, sabemos pela Tanakh que Jeconias foi amaldiçoado, e que NENHUM descendente seu sentaria no trono de David, portanto admitindo o fato que a genealogia de Mateus fosse verdadeira, esquecendo outros fatos que desqualificam Jesus como Messias, somente por este fato Jesus não pode ser o Messias.
Jeremias 22:30 "Assim diz o S-NHOR: Escrevei que este homem (Jeconias) está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus dias; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de Davi, e reinar ainda em Judá..
Como pode Jesus ser o Messias se ele (como diz Mateus) é descendente de Jeconias?
Fonte:
Texto de Yasher - Comunidade Judaica no Orkut.
TEOLOGIA CRISTÃ
A Bíblia é uma biblioteca que se foi formando ao longo dos séculos em contextos e com influências culturais muito diversas. No tempo de Jesus, não existia ainda uma lista dos livros sagrados. O cânone judaico foi encerrado mais tarde, no fim do século I, em parte por reacção contra os cristãos que aceitavam como Escrituras não só muitos dos seus próprios escritos, mas também um conjunto heterogéneo de livros judaicos, sem ter em conta a língua em que foram escritos, o facto de serem originais ou traduções e o lugar de origem. O corpo das Escrituras do judaísmo rabínico é habitualmente designado pelo termo Miqra' (literalmente, «leitura») ou pelo acrónimo TaNak (Lei), Nebi'îm (Profetas) e Ketubîm (Escritos).