Físico-Química _Série
http://www.youtube.com/watch?src_vid=nHsz4uTjVB8&feature=iv&annotation_id=FOQBR_annotation_10234&v=WMYhslM2YvA
“Físico-química” é uma série juvenil que tem tudo para ser favorita entre os filhos, mas também fomenta o debate entre os pais. Um autêntico fenómeno de audiências, o grande sucesso desta série polémica deve-se ao facto de a adolescência não ser tratada como um problema.
Sexo, violência nas aulas, amores, homossexualidade, problemas sociais, dilemas, medos, racismo e suicídio vivem pouco harmoniosamente nesta escola e nos mundos que a rodeiam.
Os professores são jovens, entusiastas, inseguros e imaturos. Há muitas coisas que ainda não resolveram nas suas vidas, mas têm que agir como guias para os seus pupilos.
Em 2009 “Fisica o Quimica” ganhou o Prémio Ondas (equivalente a Globo de Ouro) e a partir daí somou mais uma Mención especial TV no Festival Internacional de TV e Cinema do Reino Leon, o Premio Shangay 2009 pela melhor série, o Premio Joven 2009 de la denominación de origen de la Mancha. Com o reconhecimento nacional seguiram-se as internacionalizações e a série foi exportada para os Estados Unidos da América, para a América Latina e para Itália. Foi ainda adaptada para a Rússia.
Problemas tipicamente juvenis passaram a ser colocados num primeiro plano, sem filtro, abordando temas nunca antes espelhados em horário nobre. Um “dramédia” que conseguiu em Espanha ter mais de três milhões e meio de telespetadores em prime-time na primeira temporada, seguindo-se com quase quatro milhões na segunda.
Irene apaixona-se por um aluno, Isaac. Blanca tem o ensino como a sua principal vocação, mas nem sempre a vida dela vai ser fácil. Jan sofre o preconceito de colegas xenófobos e isso traz-lhe problemas na sua relação com Paula. Gorka faz tudo para arranjar sarilhos e infernizar a vida dos outros… até da sua namorada Ruth. Fer é um aluno muito inteligente mas a descoberta da sua homossexualidade não torna a escola tão agradável. E Roque, o professor de Arte, tem métodos de ensino que não vão de encontro aos ideais conservadores de Adolfo, Diretor Pedagógico e seu pai…
Uma adolescência real, uma escola real, personagens com problemas reais, numa narrativa por vezes crua, chocante e diferente da que estamos habituados a ver em televisão. Como o próprio nome indica, o conjunto funciona porque a física e a química estão lá.
“Físico-química” dá-nos a conhecer o mundo do ensino através dos olhos de professores jovens que aceitaram recentemente empregos numa escola secundária. A chegada destes novos professores vai revelar os conflitos existentes na escola e que envolvem os alunos e os seus respetivos meios.
Os professores são jovens, entusiastas, inseguros e imaturos. Há muitas coisas que ainda não resolveram nas suas vidas, mas têm que agir como guias para os seus pupilos. Como? A ensinar é que se aprende.
Episódio: Coisas para ser feita antes de morrer Site: www.foqbr.blogspot.com