Pastor cristão da Holanda usa o púlpito para pregar ateísmo


  • O pastor holandês, Klaas Hendrikse, da igreja reformada "Êxodo" da cidade de Gorinchem, na Holanda, tem uma forma bastante diferente de pregar: ele diz que D-us não é um ser sobrenatural e que a vida eterna não existe. (http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_religion_in_the_Netherlands)

    “Pessoalmente, não tenho talento para crer na vida depois da morte. Não, para mim, a nossa vida, a nossa tarefa, está antes da morte”, disse numa das suas mensagens.

    Esta posição teológica do pastor tem gerado polémica entre muitas igrejas cristãs, principalmente quando ele diz que não acredita que o conceito Filho de D'us, que Jesus exista de forma sobrenatural. “Creio que “Filho de D'us” é uma espécie de título. Não creio que ele foi um deus ou metade deus”, disse o pastor a respeito de Yeshua. “Eu cria que era um homem, mas era um homem especial.”
    Hendrikse descreve os relatos da Brit Hadashah sobre a vida de Yeshua como uma história mitológica, sobre um homem que pode muito bem não ter existido, mas mesmo assim é uma fonte valiosa de sabedoria sobre como levar uma boa vida.

    O pastor ateu lançou um livro intitulado de “Crerem num Deus Não Existente” (tradução livre para o português), obra que tem provocado os cristãos mais tradicionais que chegaram a pedir para que o pastor seja retirado da igreja. Mas numa reunião especial o ministério decidiu que os seus pontos de vista estão em concordância com o de outros pastores.

    CONTRADITÓRIO: 


    NÃO CONTRADITÓRIO:

    1. Believing in a Non-Existent God!

    2. en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_the_Netherlands



    Élder Luís Magalhães cita Padre liberal: 

    A favor da abordagem crítica à falsa abordagem dos religiosos criacionistas, por um lado, e da fé judeo-cristã, devidamente enquadrada, por outro. Sou do parecer que a atitude correcta é a da abertura ao diálogo entre ciência e fé, partindo do pressuposto de que a verdadeira ciência nunca faz mal à fé nem à Bíblia e vice-versa.» Escreve ainda o sacerdote católico Carreira das Neves: «Todos os problemas do passado e do presente sobre o drama à volta da criação entre cientistas e crentes monoteístas residem na falta de ‘cultura’ bíblica. Os milhões de cristãos que lutam contra Darwin e a ciência da evolução partem do princípio deque a Bíblia é a Palavra de Deus e que deve ser acolhida de maneira literale historicista. Para eles, o facto de a Bíblia ser inspirada alberga dentro de si uma verdade literal que nenhuma ciência pode alterar. Está por cima de tudo o que é ciência. É a ciência que lhe deve obedecer e não o contrário. Não entendem que a Bíblia começa por ser uma literatura e que toda a literatura deve ser interpretada segundo os seus géneros literários, texto e contexto, autor/redactor e a sua mensagem e de acordo com o tempo e o espaço de tudo e de todos. A Bíblia nasce da fé, sempre histórica e relativa, e não a fé da Bíblia em linha directa, isto é, sem interpretação.» (…) «Os autores da Bíblia nada sabiam de evolucionismo e leis da Natureza. Toda a confusão advém, pois, de saber ou não saber ler/interpretar a literatura bíblica.

    ·
    Luís Magalhães »  Fonte: Padre Carreira das Neves

    www.consciencia.org/ateismovidigal

· 1 · 






















  • oxysgenosdesign.wix.com/conviteavalsa/page-1#!__page-1



    multimedia/radios.html/













































  • 08/panico-na-band-290712-completo-hd.html


    player.sunshine-live.de/
    sunshine_live/

    player.sunshine-live.de
    electronic music radio
























    • ‎_
      Quem é o Deus Pai ?
      Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
      Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
      João 14:8-9
       · Ontem às 16:57
      • Tu e 3 outras pessoas gostam disto.
      • Sariinha Baptista Jesus é o proprio DEUS !
        Ontem às 17:33 através de telemóvel · Gosto · 2
      • Paulo Sergio Villasanti Negativo. São "pessoas" distintas.
      • Paulo Sergio Villasanti NeTo Cris Machado; os judeus não entendiam que "Pai" era esse.
      • NeTo Cris Machado Paulo Sergio Villasanti Então existem dois pais ? dois deuses ?
      • Ninho Jesen Nessas palavras Jesus não disse EU SOU O PAI. Ele está apenas dizendo que aquele que o vê é memo que vê o Pai porque ele é a sua perfeita imagem: "O qual é imagem do Deus invisível" Cl 1.15. Jesus disse claramente que o Pai é OUTRO e não ele mesmo: "Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro." João 5:32
      • Paulo Sergio Villasanti NeTo Cris Machado; sou teólogo. Essa questão de como esse "parentesco" entre Deus e Jesus se desenvolve foi e é ainda muito discutida. Deus não é um deus, ou estaremos O transformando num objeto comum e terreno. A cristandade crê em 3 deuses: Deus, Jesus e Espírito Santo. Somos politeístas.
      • NeTo Cris Machado Calma ai eu não creio em três deuses pois não sou Politeísta. E aqui quase todos somos teólogos meu caro .
      • Paulo Sergio Villasanti Ninho Jesen; "perfeita imagem"? "invisível"? Moderação ao lidar com o Infinito.
      • NeTo Cris Machado E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 
        1 Timóteo 3:16
      • NeTo Cris Machado Três deuses essa foi boa ;
      • NeTo Cris Machado A bíblia sempre relatou sobre um único Deus ..
      • NeTo Cris Machado Ninho Jesen vc tambem crer em três deuses ?
      • Paulo Sergio Villasanti NeTo Cris Machado; Sim. Deus fala aos hebreus que é uno na Shemá. Não creio em três deuses. O que vc me diz sobre a Trindade.
      • NeTo Cris Machado Vc falou que quer crer em três deuses agora a pouco . Não venha com Hipocrisia.
      • Ninho Jesen Acho que o NeTo Cris Machado tem um problema de vista diferente... ele vê mais do que está escrito. Ninguém falou em deuses aqui.
      • Sariinha Baptista , jesus e o proprio DEUS , joao 5:20 diz : mas sabemos que o filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecer o que e verdadeiro e estamos no verdadeiro em seu filho Jesus Cristo. Este e o verdadeiro Deus e a vida eterna.
        há 22 horas através de telemóvel · Gosto
      • Paulo Sergio Villasanti NeTo Cris Machado; disse que a Igreja leiga crê em 3 deuses na trindade, eu não creio nessa sistematização.
      • NeTo Cris Machado Vc crer em que ?
      • Paulo Sergio Villasanti Sariinha Baptista; vc está equivocada. Essa concepção teológica de 3 em 1 e 1 em 3 é romana. Os teólogos presentes podem ajudá-la.
      • Ninho Jesen Pra ele AFIRMAR que a igreja crê em deuses teria que mostrar algum credo trinitariano dizendo que os trinitarianos creem em três deuses ou três divindades. Mas ele não pode fazer isso, porque os trinitarianos creem em tres distinções pessoais de um unico Deus, uma única Divindade.
      • NeTo Cris Machado Foi seu irmão na fé que falo meu caro ;
      • Paulo Sergio Villasanti Ninho Jesen; essa "personalização" de Deus e Espírito Santo é uma construção teológica da igreja romana.
      • Ninho Jesen Paulo Sergio Villasanti, pode ser mais preciso, acho que não entendi sua colocação, ok? explica aí
      • Paulo Sergio Villasanti Ok. o NeTo Cris Machado disse que todos aqui eram teólogos. A noite explicarei melhor. Estou saindo do trabalho. até.
      • Ninho Jesen Até mais querido. Sou apenas um autodidata que pesquisa religiosidade.
      • Sariinha Baptista , nao preciso ser teologa , pra reconhecer qe Jesus e Deus !
        há 22 horas através de telemóvel · Gosto · 1
      • Paulo Sergio Villasanti Ninho Jesen; gostaria de participar de meus grupos? Há muito material de pesquisa lá.
      • Paulo Sergio Villasanti Sariinha Baptista; a teologia ajuda muito a entender Jesus e Deus.
      • Sariinha Baptista qer dizer entao qe Jesus tem um corpo e Deus tem outro ? Efesios 4:6 diz : ha um so corpo e um so espirito como tambem foste chamados em uma so esperanca de vocacao ; ha um so Senhor uma so fe um so batismo um so Deus e pai de todos o qual é sobre todos e em todos !
        há 17 horas através de telemóvel · Gosto
      • Paulo Sergio Villasanti Sariinha Baptista; o corpo de Jesus foi criado no útero de Maria pelo Espírito Santo; como foi é impossível saber. Se Jesus tinha um corpo na eternidade e se ele era de carne ou espiritual é outra questão. Se Deus tem corpo tbm é outra interrogação, é difícil determinar. em Efs 4:4 esse corpo que o Apt. Paulo fala é a Igreja, e esse conceito de "corpo" que ele usa é da filosofia estóica. Essa noção de Deus como "pai" era uma blasfêmia para os judeus.
      • Ninho Jesen O que a Sarinha não percebeu é que o texto diz UM SÓ CORPO referente a IGREJA, que é um corpo. Não se trata de uma referência ao corpo fisico de Jesus.
      • Paulo Sergio Villasanti Foi o que eu esclareci.
      • Sariinha Baptista Jesus é Deus e ponto !
        , se pra vs nao é ; entao me explica o qe qer dizer em Efs 4:9 qe diz : ora qe qer dizer subir , senao qe tambem descera primeiro as partes mais baixar da terra ? Aquele qe desceu é tambem mesmo qe subiu acima de todos os ceus para cumprir todas as coisas eae meu amigo vs ainda nao entendeu qe Jesus é Deus ? Em joao 1:1 diz qe o principio era o verbo e o verbo era Deus e , em Joao 1:14 diz : o verbo se fez carne e habitou entre nos , ae eu te pergunto se o qe desceu a terra é o mesmo qe subiu ao ceu entao Jesus é o proprio Deus !
        há 16 horas através de telemóvel · Gosto
      • Ninho Jesen Eu NUNCA neguei que Jesus é Deus, por favor, não diga que eu disse coisas que nunca disse.
      • Sariinha Baptista , qndo eu disse qe nao precisava de teologia pra reconhecer qe Jesus e Deus o Paulo Sergio disse : a teologia ajuda a entender Jesus e Deus , eu apenas estou defendendo aqilo qe eu acredito !
        há 16 horas através de telemóvel · Gosto
      • Ninho Jesen vc disse "se pra VOCÊS vcs não é"... vc usou o plural.
      • Sariinha Baptista o meu modo de escrever voce , eu abrevio VS , eu estava me referindo ao seu amigo Paulo Sergio , e nao a voce !
        há 16 horas através de telemóvel · Gosto
      • Ninho Jesen Ah, tá explicado então... desculpa, eu não tinha entendido.
      • Sariinha Baptista , tranqilo meu amigo , se assim posso considerar !
        há 15 horas através de telemóvel · Gosto · 1
      • Josiel Gomes Konoha O Sacrificio não tem validade se ele não for o proprio deus
      • Eliezer Abensur Ou seja, nesse trecho claramente Jesus afirma que ele é D-us, é isso?
      • Eliezer Abensur Êxodo 20
        1 E disse Elokim a todas essas palavras dizendo:
        2 Eu sou O Eterno (nome de 4 letras) Teu D-us (Elokêcha, nome que vc diz que é de anjo) ao qual te tirei da terra do egito da casa dos escravos
        3 Não terás outros deuses diante de mim
        4 Não farás para ti imagem de escultura e nem imagem retratada de nada que esteja nos céus, nem nas águas do mar e nem nas águas que estão embaixo da terra.
      • Josiel Gomes Konoha Qual o Sacrificio que tirava o pecado das pessoas no passado ?
      • Eliezer Abensur O sacrifício que tirava pecados era o Hatat, feito com um touro.
      • Josiel Gomes Konoha Tem amparo ?Gostaria de ler
      • Eliezer Abensur Esh Yohanan já comentou sobre isso em outro post.
      • Josiel Gomes Konoha Pq sei que o Pai recebia o cheiro dos sacrificios e estes ele via o pecado e com seus olhos esquecia e o corpo das pessoas ficavao brancos como neve,
        Mas não diz que as pessoas largariam de pecar.
      • Eliezer Abensur "Como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto." (Levítico 4 : 10)
      • Josiel Gomes Konoha ;
        Os pecados são apenas para lembrar até que venha o sacrificio perfeito.
        Assim como a guarda dos dias santos em memoria dos acontecimentos e Jejum de memoria a seus filhos.
      • Eliezer Abensur O sacrifício é para lembrar a gravidade do pecado, o arrependimento é que traz o perdão deles.
      • Josiel Gomes Konoha Concerteza, tem que lembrar a memoria todos os acontecimentos.
        Desde Adão até o ultimo ser vivente.
        Por isso o Pai mandou escrever as memorias na Arca.
        Este foi o pactto do Eterno desde o Genesi com todas as nações do mundo, não é atoa que em toda a historia havia sacrificios.
        Vc deve conhecer muito bem as outras religioes.
        As pessoas se pesam a desejar que seus pecados sejam perdoados.
        Desde o desvio de Caim ao seu primo Cão.
        Fikar longe do eterno é se corromper e desfazer o sacrificio instituido por ele no memorial de sua promessa.
      • Eliezer Abensur O pacto com as nações são os 7 mandamentos e o sinal é o arco-íris.
      • Eliezer Abensur Os 7 Mandamentos dos filhos de Noach
        1 Estabelecer tribunais de justiça
        2 Não praticar Idolatria
        3 Não profanar o nome de D-us
        4 Não cometer imoralidades (em Levítico 18)
        5 Não matar
        6 Não roubar 
        7 Não comer carne de um animal se ele estiver vivo
      • Paulo Sergio Villasanti Sariinha Baptista; acreditar em um equívoco não o torna certo. Jesus não é Deus. João em seu evangelho as igrejas helenizadas, usa da filosofia estóica no texto; esse "logos" é um ser metafísico perfeito que os estóicos acreditavam que criou o universo.
      • Paulo Sergio Villasanti Eliezer Abensur; esse sacrifício do novilho era para limpar o pecado do sacerdote.
      • Eliezer Abensur Você leu o resto do capítulo? Leia
      • Paulo Sergio Villasanti Ok. Tbm é pelos hebreus.
      • Josiel Gomes Konoha claro que jesus não eh deus, por quando nosso Criador eh eterno e jamais morrerá. mas ele encheu o messias com sua graça. Pq ele nascdçeu homem e não um híbrido. Um cordeiro que morreu sem pecado, e ao mesmo tempo se tornando nosso pecado, uma coisa meio louca por que o mataram de cruz e ele morrendo de cruz tb se torna pecado.
      • Josiel Gomes Konoha Filho porém unigento da primogenitura de sua naçao
      • Paulo Sergio Villasanti Josiel Gomes Konoha; como Jesus morreu se Ele é a própria vida?
      • Josiel Gomes Konoha a luz termina a noite
        há 45 minutos através de telemóvel · Gosto



      • Calvinist Priestess Kirsten Slettenaar, Exodus Church in Gorinchem, central Holland, rejects the idea that Yeshua was divine or the actual Son of G-d.

        “I think ‘Son of G-d’ is a kind of title,” she says. “I don’t think he was a g-d or a half god. I think he was a man, but he was a special man because he was very good in living from out of love, from out of the spirit of G-d he found inside himself.” Na academia de Alta Teologia partilha-se muito do pensamento da ministra Kirsten Slettenaar e do conhecimento do rabino David Rosen. Para este rabino e teólogo judeu Yoshke "foi um rabino judeu. Nasceu como um judeu, foi criado como um judeu, pregou como um judeu e morreu como um judeu". Pertencia à linha dos fariseus e discutia com eles abertamente. Estas discussões não tinham qualquer novidade porque havia entre os fariseus sete tipos de farisaísmos, que "mostra como eles próprios eram diferentes entre si...".

      • Magalhães Luís 


        A study by the Free University of Amsterdam found that one-in-six clergy in the PKN (http://www.pkn.nl/organisatie/protestant-church/Paginas/default.aspx) and six other smaller denominations was either agnostic or atheist. Klaas Hendrikse is not just an odd-ball cleric with no followers – he is one of a growing band of atheists still holding office in Christian churches.

        www.pkn.nl
        Protestant Church in the Netherlands: official website

      • Élder calvinista Magalhães Luís 

        http://freethinker.co.uk/2011/08/05/preaching-sense-from-the-pulpit/

        freethinker.co.uk
        WELL, here’s a bit of encouraging news: Holland has Protestant Church minister who tells his congregation to make the most of life here on earth as there is no such...

      • The ReHendrikse
        Needless to say, not everyone is pleased with the good Rev Klaas H
        endrikse. According to the BBC a book he has written – Believing in a Non-Existent God – led to calls from more traditionalist Christians for him to be removed from his post at the Exodus Church in Gorinchem, central Holland. Hendrikse gives his congregation a distinctly humanist message:

        Make the most of life on earth, because it will probably be the only one you get … Personally I have no talent for believing in life after death. No, for me our life, our task, is before death.

        Nor does Klaas Hendrikse believe that God exists at all as a supernatural thing.

        G-d is not a being at all… it’s a word for experience, or human experience.

        And he’s not the only one preaching good sense at the Exodus Church. The Rev Kirsten Slattenaar, a regular priest there, also rejects the idea – widely considered central to Christianity – that Yeshua was divine as well as human.

        I think ‘Son of G-d’ is a kind of title. I don’t think he was a god or a half god. I think he was a man, but he was a special man because he was very good in living from out of love, from out of the spirit of G-d he found inside himself.

        Dienie van Wingaarden, who’s been going to Exodus Church for 20 years, is among lay people attracted to such free thinking.

        I think it’s very liberating. [Klaas Hendrikse] is using the Bible in a metaphorical way so I can bring it to my own way of thinking, my own way of doing.

        And Wim De Jong says:

        Here you can believe what you want to think for yourself, what you really feel and believe is true.

        Professor Hijme Stoeffels of the Free University in Amsterdam says it is in such concepts as love that people base their diffuse ideas of religion.

        In our society it’s called ‘somethingism’. There must be ‘something’ between heaven and earth, but to call it ‘God’, and even ‘a personal God’, for the majority of Dutch is a bridge too far.
      • Magalhães Luís 



        Oh Come All Ye Unfaithful…


        1. In the beginning Man created God; and in the image of Man created he him. 

        2. And Man gave unto God a multitude of names,that he might be Lord of all the earth when it was suited to Man

        3. And on the seven millionth day Man rested and did lean heavily on his God and saw that it was good. – Jethro Tull, Aqualung


        Here’s a fascinating little human interest story:

        Dutch rethink Christianity for a doubtful world

        The Rev Klaas Hendrikse can offer his congregation little hope of life after death, and he’s not the sort of man to sugar the pill.

        The Exodus Church is part of the mainstream Protestant Church in the Netherlands

        An imposing figure in black robes and white clerical collar, Mr Hendrikse presides over the Sunday service at the Exodus Church in Gorinchem, central Holland.

        It is part of the mainstream Protestant Church in the Netherlands (PKN), and the service is conventional enough, with hymns, readings from the Bible, and the Lord’s Prayer. But the message from Mr Hendrikse’s sermon seems bleak – “Make the most of life on earth, because it will probably be the only one you get”.

        “Personally I have no talent for believing in life after death,” Mr Hendrikse says. “No, for me our life, our task, is before death.”

        Nor does Klaas Hendrikse believe that God exists at all as a supernatural thing.

        I’m unsure what to make of the hymn-singing, bible reading and prayers. And Klaas actually equivocates by changing definitions:

        “When it happens, it happens down to earth, between you and me, between people, that’s where it can happen. God is not a being at all… it’s a word for experience, or human experience.”

        But he’s another Myther. Hurrah!

        Mr Hendrikse describes the Bible’s account of Jesus’s life as a mythological story about a man who may never have existed, even if it is a valuable source of wisdom about how to lead a good life.

        And of course, he attracts detractors:

        His book Believing in a Non-Existent God led to calls from more traditionalist Christians for him to be removed. However, a special church meeting decided his views were too widely shared among church thinkers for him to be singled out.

        Sense is seeping in, slowly but surely:

        A study by the Free University of Amsterdam found that one-in-six clergy in the PKN and six other smaller denominations was either agnostic or atheist.

        It sounds more and more like the church I wouldn’t mind attending – had I the inclination to do so.

        The Rev Kirsten Slattenaar, Exodus Church’s regular priest, also rejects the idea – widely considered central to Christianity – that Jesus was divine as well as human.

        “I think ‘Son of God’ is a kind of title,” she says. “I don’t think he was a god or a half god. I think he was a man, but he was a special man because he was very good in living from out of love, from out of the spirit of God he found inside himself.”

        Well, the mythical man-child also named himself ‘Son of Man’ as well – but that could very well be a Gnostic interpolation that slipped by the incessant censors.

        Mrs Slattenaar acknowledges that she’s changing what the Church has said, but, she insists, not the “real meaning of Christianity”.

        She says that there “is not only one answer” and complains that “a lot of traditional beliefs are outside people and have grown into rigid things that you can’t touch any more”.

        And this little snippet says it all:

        “In our society it’s called ‘somethingism’,” he says. “There must be ‘something’ between heaven and earth, but to call it ‘God’, and even ‘a personal God’, for the majority of Dutch is a bridge too far.

        Ah, the schisms of –isms, I’d rather have something that ends with an –asm. But that’s just me.








    I was scrolling through my Facebook newsfeed recently when I saw this headline:  “Scores Assemble at Atheist Church.”


















  • O declínio do Vaticano a par do «coma» capitalista
    http://4.bp.blogspot.com/

  • --jQnhZgHRq0/UCt5EQpxvBI/AAAAAAAALV0/8fGNVLcQXXw/s1600/avante+capitalismo+e+vaticano.jpg